Publicação
WTTC - Global Economic Impact & Trends | 2021
A contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB mundial caiu uns esmagadores 49,1% em 2020. Para já, os esquemas de proteção aos empregos parecem ter salvo milhões de postos de trabalho, apesar de terem sido perdidos 62 milhões de empregos, no setor, à escala mundial e a ameaça permanece.
O Relatório divulgado em 2 de julho, vem confirmar o impacto provocado pela COVID-19 no setor de viagens e turismo, à escala global, no ano passado, que sofreu uma perda de quase US $ 4,5 biliões.
Ao todo, a contribuição do setor para o PIB global caiu para US $ 4,7 biliões em 2020 (5,5% da economia global), quando em 2019 representava quase US $ 9,2 biliões (10,4%). Em 2019, quando o setor de viagens e turismo prosperava à escala global, gerando um em cada quatro de todos os novos empregos em todo o mundo, o setor contribuiu com 10,6% (334 milhões) de empregos. No entanto, no ano passado, quando a pandemia atingiu com particular violência o setor, perderam-se mais de 62 milhões de empregos, o que representa uma queda de 18,5%.
Destaque para a enorme diminuição nos gastos com viagens internacionais, que caíram 69,4% face ao ano anterior.
Portugal aparece no TOP 20 dos gastos internacionais (Receitas do Turismo), com a 19º posição em 2019 e com a 15º posição em 2020.
O relatório faz ainda um diagnóstico exaustivo sobre o desempenho do setor à escala global e em cada região mundial, relativamente ao setor das viagens e turismo e termina com o que é designado como key themes, um conjunto de reflexões sobre posicionamento e comportamento da indústria num contexto de "novo normal", bem como de um conjunto de tendências que aparentam emergir como dominantes nas preocupações dos consumidores num futuro próximo.