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Publicação

janeiro 08, 2025
Pedro Pereira

Como irá a Inteligência Artificial impactar o futuro da atividade turística? | G7 - OCDE

tendências

O G7 e a OCDE elaboraram um documento com orientações políticas que destaca as oportunidades e os riscos que a inteligência artificial poderá trazer para os turistas, empresas, destinos e governos.

A inteligência artificial tem a capacidade de oferecer novas e incomparáveis oportunidades para personalizar experiências, melhorar a eficiência e apoiar práticas de turismo sustentável. No entanto, existem questões críticas sobre a proteção de dados, a adoção ética da IA e a inovação inclusiva.

O documento intitulado “Artificial Intelligence and Tourism” aborda as oportunidades e os riscos que a IA traz e o que isso significa para os turistas, empresas, destinos e governos. O documento destaca ainda as principais considerações políticas e os exemplos atuais de adoção da IA na indústria.

A IA está a emergir como uma força transformadora no turismo, oferecendo um potencial de inovação significativo para enfrentar os desafios prementes do setor. Embora as taxas de adoção nos diferentes segmentos do turismo ainda apresentem variações significativas, os impactos atuais e potenciais da IA estão a tornar-se cada vez mais tangíveis e é necessário navegar pelas potenciais oportunidades, desafios e riscos que apresenta.

Os membros do G7 estão a liderar a agenda da IA através do trabalho a nível nacional e estão também a impulsionar esforços para promover a adoção e difusão da IA nas empresas, a nível global. Este documento contendo orientações políticas contribui para expandir esta liderança a nível setorial, investigando as potenciais aplicações da IA e os riscos associados ao seu aproveitamento para promover a inovação e apoiar a sustentabilidade do turismo.

Muitas aplicações relacionadas com a IA já têm vindo a ser adotadas no sector do turismo, maximizando a capacidade de inovação para apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável e inclusivo. A análise das aplicações existentes e do potencial da IA no turismo mostra a variedade de aplicações de IA implementadas e planeadas com potencial para:

     • Melhorar a experiência do visitante com experiências mais interativas e personalizadas e viagens contínuas, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de resposta à procura com serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana e mais personalizados;

     • Melhorar a acessibilidade e o envolvimento de potenciais clientes com maior acessibilidade de conteúdos e oferta diversificada de serviços culturais e recreativos;

     • Melhorar a intelligence do mercado e a utilização de dados, bem como a capacidade de segmentação de mercado e de perfil de clientes;

     • Otimizar o fluxo de visitantes e a gestão de tráfego, com dados em tempo real e tomada de decisões de forma automatizada;

     • Apoiar a otimização de preços/custos, através da manutenção preditiva, utilização de recursos e aquisição;

     • Automatizar os processos internos das empresas e os serviços básicos prestados ao cliente.

A utilização de IA pode também apoiar ativamente os esforços para promover práticas de turismo mais sustentáveis através da sua capacidade de ajudar na gestão dos recursos de forma mais eficiente, incluindo a utilização de energia, a redução de resíduos e a alocação de mão-de-obra orientada para as competências, bem como a otimização dos fluxos turísticos. Por sua vez, a qualidade de vida dos residentes das comunidades locais poderá vir a ser melhorada através de opções de transporte mais ecológicas, de uma melhor gestão dos fluxos turísticos em locais populares e da garantia de uma distribuição mais equitativa dos benefícios do turismo. Isto exigirá uma avaliação e adaptação contínuas das tecnologias de IA para se alinharem com os objetivos de sustentabilidade ambiental e social, garantindo que o sector do turismo possa contribuir para os esforços de conservação e benefícios para as economias locais.

A IA oferece ainda um enorme potencial para melhorar a eficiência, a capacidade de resposta e a responsabilização da elaboração de políticas de turismo, ao mesmo tempo que permite uma tomada de decisões mais informada através da recolha e análise de dados oportunos e granulares para construir uma base de evidência mais substancial.

Até que ponto a IA acabará por impactar e transformar o sector do turismo com as suas características únicas e a dependência de experiências presenciais e de alto contacto permanece incerta, mas é um tema crescente de atenção e debate. Para informar esta discussão, é necessário, em primeiro lugar, que os decisores políticos compreendam o potencial da IA para melhorar a inovação.

Fonte: Stacey, J. (ed.) (2024), “Artificial Intelligence and tourism: G7/OECD policy paper, OECD Tourism Papers, No. 2024/02, OECD Publishing, Paris.

Relatório completo > Artificial Intelligence and Tourism