TravelBI
Home / Tendências / Viajar no futuro: Horizonte 2070 – Easyjet

Publicação

abril 12, 2023
Pedro Pereira

Viajar no futuro: Horizonte 2070 – Easyjet

tendências

Um relatório a olhar exclusivamente para o futuro das viagens, encomendado pela companhia aérea easyJet, prevê inovações em procedimentos nos aeroportos, viagens aéreas, alojamento e experiências de férias.

Assentos de avião sensoriais biométricos, entretenimento de bordo opto eletrónico transmitido diretamente aos olhos dos passageiros e concierges de férias pessoais digitais, constituirão a norma até 2070.

Segundo o relatório, 75% dos britânicos afirmam que esses avanços tecnológicos os tornariam mais propensos a viajar de férias no futuro. Novidades como passaportes capazes de medir batimentos cardíacos, experiências de férias com viagens no tempo e comida de buffet de hotel impressa em 3D, estão entre as previsões de especialistas, que os britânicos mais gostariam de ver tornarem-se realidade.

Os passaportes cardíacos e biométricos substituirão o passaporte tradicional, para que os passageiros passem facilmente pelos controlos aeroportuários. Assim como as impressões digitais e a retina, a assinatura cardíaca de cada pessoa é única. As assinaturas dos batimentos cardíacos dos passageiros e os detalhes biométricos serão registados num sistema global, da mesma forma que a tecnologia de digitalização de impressões digitais funciona atualmente.

Os assentos de avião sensoriais ergonómicos e biométricos tornar-se-ão a norma, com materiais inteligentes que se adaptam à forma, altura, peso e temperatura do corpo dos passageiros, proporcionando a melhor experiência de voo personalizada e confortável. O entretenimento a bordo será transmitido diretamente à frente dos olhos do passageiro, por meio de dispositivos opto eletrónicos, substituindo a necessidade de ecrãs a bordo ou o download de filmes antes de voar.

A existência de táxis aéreos acabará com a necessidade de grandes parques de estacionamento junto aos aeroportos. As deslocações de e para os aeroportos serão mais rápidas e cómodas do que nunca, estimando-se que 85% dos passageiros utilizarão estes maios no percurso entre as suas casas e os terminais aeroportuários.

Com o avanço da tecnologia, assistir-se-á igualmente a avanços significativos na experiência de alojamento. A comida servida nos bufetes dos hotéis poderá ser impressa em 3D, permitindo que os turistas comam exatamente o que querem às refeições, reduzindo o desperdício de alimentos. Todos os quartos do hotel serão inteligentes, com camas pré-fabricadas para terem exatamente a firmeza desejada, temperatura ambiente e passar a música favorita, com base nas preferências que o turista selecionar antes de reservar as suas férias. Um concierge pessoal holográfico acompanhará os turistas durante as suas férias, para disponibilizar constantemente informações atualizadas sobre o destino e assistência durante a estadia.

A disponibilidade de roupas de férias recicláveis impressas em 3D à chegada ao hotel eliminarão a necessidade de malas e roupas de férias, pois os viajantes poderão imprimir as roupas necessárias nos seus quartos de hotel, adaptadas à sua medida e gosto pessoal, reciclando os materiais para o próximo hóspede poder aproveitar.
Experiências de férias de 'viagem no tempo' - os viajantes do futuro poderão passar férias no passado em locais históricos que lhes permitem mergulhar em ambientes históricos. 

Relatório completo: 2070 the future travel report