TravelBI
Home / Tendências / Viajar em 2023 – relatório de tendências da Euronews

Publicação

novembro 09, 2022
European Travel Comission , Expedia , Organização Mundial do Turismo

Viajar em 2023 – relatório de tendências da Euronews

tendências

A Euronews em colaboração com a ETC – European Travel Comission, a OMT – Organização Mundial do Turismo e o Expedia Group acaba de publicar o seu mais recente relatório sobre tendências em viagens, para 2023.

Não é fácil o desafio de prever que evolução terá o mercado de viagens em 2023. Por um lado, parece que a pandemia mudou estruturalmente a indústria à escala global. No entanto, alguns segmentos estão, talvez inesperadamente, a voltar a uma “normalidade” pré-pandémica. Por exemplo, os volumes de passageiros em cruzeiros devem recuperar e mesmo ultrapassar os níveis de 2019, até ao final de 2023. Também na aviação se espera já no final de 2022, a recuperação da capacidade total da capacidade aérea na América do Norte, Europa, Médio Oriente, Sudoeste asiático e América Latina/Caribe, para níveis próximos da pré-pandemia, segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Embora ainda não se saiba com exatidão o impacto que a pandemia terá no futuro do setor, está claro que este enfrentará profundas mudanças. O nomadismo digital, por exemplo, tem sido uma tendência crescente nos últimos anos, mas pode vir a tornar-se um estilo de vida realista para muito mais profissionais em 2023, fortemente impulsionada graças a uma pandemia global que colocou o foco no trabalho flexível e remoto e uma consequente explosão de vistos de nómadas digitais a entrar em vigor.

Mas também as alterações no mercado de trabalho atingiram seriamente o setor. A contratação de funcionários tornou-se um grande problema para uma parte significativa das empresas que operam no setor, como o não regresso dos trabalhadores após os piores momentos vivido durante a pandemia.

Prevê-se que a componente social das viagens seja mais importante do que nunca no próximo ano e que tal aspeto tenha implicações nos relacionamentos com a comunidade e sobre as escolhas das empresas com quem os turistas viajam. Com esta visão no foco principal, provavelmente, 2023 será um ano de construção de pontes, com o objetivo de facilitar ligações entre pessoas e lugares.

O envolvimento das comunidades também será crucial para a próxima era de viagens sustentáveis, que verá as empresas de viagens escrutinadas em muito mais aspetos do que simplesmente a reciclagem ou o abandono da utilização de plásticos de uso único. O impacto social, económico e cultural de viagens junto de destinos e comunidades estão a tornar-se marcadores de envolvimento e compromisso igualmente importantes.

Oito Macro-tendências em viagens para 2023

Relatório Completo: Travel 2023: Connecting People, Places & Planet