TravelBI
Home / Tendências / Travel Trends 2024: Breaking Boundaries - Mastercard

Publicação

junho 06, 2024
Pedro Pereira
Mastercard

Travel Trends 2024: Breaking Boundaries - Mastercard

tendências

A enorme vontade de viajar é a nota dominante do estudo do Mastercard Economics Institute sobre tendências e mudanças no comportamento dos viajantes em 2024. Entre os aspetos mais destacados estão o reforço da quota dos orçamentos das famílias para a rubrica de viagens e o aumento da duração das viagens em um dia, em média.

Até ao momento, o ano de 2024 está a ser marcado por uma série de máximos históricos em alguns dos principais indicadores de medida da atividade turística, quer em termos de gastos, quer do número de pessoas a viajar. Alguns dos dados mais relevantes são:

     // Número de viajantes: um valor histórico de cerca de 15,9 milhões de americanos viajaram internacionalmente no 1.º trimestre de 2024;

     // Gastos dos consumidores: até março, registaram-se nove dos últimos dez dias de maiores gastos em reservas de cruzeiros e companhias aéreas;

     // Férias prolongadas: os turistas passam mais tempo em férias, cerca de um dia a mais em relação às tendências pré-covid, principalmente para destinos que implicam menores custos;

     // Viajar para participar em eventos: eventos criadores de memórias estão a impulsionar as tendências de viagens, seja para espetáculos, grandes concertos ou eventos desportivos. Neste último caso, merecerão destaque nos próximos meses o campeonato europeu de futebol que decorre na Alemanha e os Jogos Olímpicos, em Paris. 

A nível global, os viajantes estão a prolongar as suas viagens em cerca de um dia, em média. O Mastercard Economics Institute verifica estadias mais longas em destinos, que geralmente se traduzem em maiores gastos, o que beneficia as empresas locais. As regiões do Médio Oriente e África (MEA) e a Europa são as que têm beneficiado mais dessa tendência, ambas com cerca de dois dias extras gastos no destino. Ao invés, os EUA têm beneficiado menos dessa nova tendência, tendo visto um menor aumento no prolongamento das viagens (figuras 1, 2 e 3).

Figura 1 – Aumento da duração das viagens de férias nas diferentes regiões mundiais

Figura 2 – Variação da duração das viagens de férias na Europa

Figura 3 – Crescimento da duração das viagens de férias em Portugal

A Mastercard identifica a boa relação qualidade/preço e as boas condições climatéricas, como sendo os dois fatores que determinam o aumento da duração das viagens de férias (figuras 4 e 5). Estes fatores são reconhecidamente duas das vantagens competitivas do destino Portugal.

Figura 4 – Aumento da duração das viagens de férias em função da relação qualidade/preço

Figura 5 – Variação da duração das viagens de férias em função das condições climatéricas

Um outro facto analisado é o aumento dos preços das atividades turísticas no pós-covid. Os preços, designadamente, das viagens aéreas e da hotelaria têm vindo a aumentar de forma contínua desde meados de 2021 (figura 6). A boa notícia para as empresas do setor é a enorme vontade de viajar entre os consumidores e adaptação que estes têm feito nos seus orçamentos para que o possam continuar a fazer.

O Mastercard Economics Institute considera que a situação não é preocupante para o setor, esperando que o crescimento contínuo do rendimento real disponível dos consumidores sustente os níveis de procura em 2024 e anos seguintes.

Figura 6 – Crescimento dos preços na hotelaria e aviação na Europa, 2018-2024

Foram ainda analisados dados de reservas de voos para a próxima temporada de verão, abrangendo o período entre junho e agosto, calculando-se a participação de cada destino no mercado total de viagens, tendo em conta a origem. Com base na metodologia adotada, os destinos nacionais em destaque são Lisboa e Faro, para o mercado espanhol (figura 7), em que Lisboa é mesmo destino líder absoluto, e Lisboa e Porto, para o mercado britânico (figura 8). 

Figura 7 – Preferência de destinos para o verão 2024 a partir do mercado espanhol

Figura 8 – Preferência de destinos para o verão 2024 a partir do mercado britânico

Fonte: Mastercard Economics Institute,  Travel Trends 2024: Breaking Bounderies