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Publicação

outubro 14, 2024
Pedro Pereira
Association of British Travel Agents

Tendências de viagens no mercado britânico | 2024/25

tendências

A ABTA – Association of British Travel Agents faz todos os anos, desde 2010, um inquérito junto do seu público-alvo, 2.000 potenciais viajantes residentes no Reino Unido. Este relatório baseia-se em inquéritos realizados entre 24 de julho e 2 de agosto de 2024 e analisa os hábitos de férias dos entrevistados nos 12 meses anteriores e quais os seus planos de viagem para o próximo ano. O inquérito incidiu em 2 aspetos principais, de modo a identificar:

  • A sustentabilidade da atividade: o setor de viagens e turismo enfrenta questões de sustentabilidade relacionadas com as férias, desde o impacto nos destinos, à descarbonização no setor e de procurar formas restaurar os locais e os valores naturais;
  • O real significado que o gozo de férias tem para os consumidores: entre as principais razões apresentadas para explicar por que razão as férias são importantes foram destacadas: o poder relaxar, passar tempo com a família e amigos e apoio para o equilíbrio da saúde mental.

Enquadramento 

Neste último ano, o Reino Unido assistiu a uma estabilização do nível de procura de viagens face ao ano anterior. Os valores totais estão bastante em linha com os valores máximos registados em 2019, contudo a venda de viagens para o estrangeiro está ainda significativamente abaixo daquele marco. Estes números sugerem que a manutenção em alta relativa pela procura de viagens está sobretudo relacionada com um aumento da frequência de viagens por parte de viajantes habituais, que voltaram agora a viajar com maior frequência.

No entanto, as viagens permaneceram resilientes, com 84% dos inquiridos a viajarem de férias nos últimos 12 meses e tirando em média 3,9 períodos de férias por pessoa (figura1).

Figura 1- Evolução da procura de viagens de férias no Reino Unido

Fonte: ABTA

Tal como em quase todos os destinos mundiais, o turismo doméstico resistiu substancialmente melhor à pandemia do que o turismo internacional tendo este último, no entanto, recuperado de modo significativo e acima das melhores expetativas em 2022 e continuando a melhorar em 2023 e 2024, recuperando para os níveis de há 10 anos.

Caracterização do mercado

Ao decompor os viajantes britânicos pela sua estrutura etária verifica-se que o regresso às viagens está a ser mais rápido nos grupos mais jovens, até aos 44 anos, que já eram os que mais viajavam na pré-pandemia. Entre as tipologias de famílias, as famílias com filhos mais velhos foram as que mais voltaram às viagens internacionais. Em contraponto, os viajantes com idade superior a 45 anos foram os que menos viajaram no último ano, em especial para fora de território britânico (figura 2).

Figura 2 – Estrutura etária e familiar dos viajantes britânicos no último ano

Fonte: ABTA

O Top-10 dos países de destino em 2024 incluiu os habituais favoritos europeus, com a liderança da Espanha, seguido pela França, Itália e Estados Unidos da América. Portugal foi o 5.º destino europeu mais escolhido pelos britânicos, e o 6.º entre todos os destinos (melhorou uma posição face ao ano anterior). As novidades face à anterior edição foram as entradas de Malta para 14.º e da Croácia para 15.º,  e as subidas dos Emirados Árabes Unidos e do México, para 10º e 11º lugares, respetivamente. (figura 3).

Figura 3 - TOP-10 dos maiores destinos dos turistas britânicos em 2023

Fonte: ABTA

Quanto ao tipo de produto, no período em análise, a preferência recaiu no sol & praia que volta a destronar os city breaks que tinham recuperado fortemente da crise pandémica. Contudo, a procura de destinos menos pressionados pela procura parece vir ganhando espaço nas escolhas dos viajantes britânicos, com a consolidação de produtos que proporcionam maior autonomia e poder de decisão dos viajantes. A procura de viagens de curta duração para destinos rurais apesar de manterem a 3.ª posição entre as preferências, perderam quota de mercado (figura 4).

Figura 4 - Principais produtos de viagem para os turistas britânicos em 2023 Vs. 2022

Fonte: ABTA

Nas viagens de férias vendidas para o estrangeiro as preferências repartem-se de forma equilibrada entre as modalidades de “só alojamento”, “alojamento e pequeno almoço” e “tudo incluído” (figura 5).

Figura 5 – Tipos de férias preferidas para compras em pacote pré-formatado

Fonte: ABTA

Quanto ao modo de reserva de viagens de férias, o ano de 2024 parece ter reforçado a aproximação dos viajantes aos profissionais de viagens & turismo, ressaltando entre os motivos o reconhecimento da maior comodidade e facilidade de marcação, a relação preço/qualidade, ou a opção por serviços do tipo tudo-incluído (figuras 6 e 7).

Figura 6 - Razões para reservar com profissionais de turismo, 2024 Vs. 2023

Fonte: ABTA

Figura 7- Razões para reservar férias em pacote, 2024 Vs. 2023

Fonte: ABTA

Este estudo da ABTA é ainda acompanhado, pela 2.ª vez, de um índice de confiança relativo à realização de viagens. Entre os fatores mais relevantes encontram-se a noção de ter válidos todos os documentos necessários para viajar, seguido de ter a capacidade de regressar do destino mesmo se a agência de viagens tiver problemas, a tomada de seguros de viagens, ter noção do custo total da viagem ter proteção financeira. Note-se que em relação a todos estes fatores se registou um aumento do nível de importância atribuídos pelos viajantes, em comparação com o ano anterior (figura 8).

Figura 8 – Fatores de segurança para a realização de viagens

Fonte: ABTA

A importância das férias

Este ano, a ABTA procurou captar a essência da razão pela qual muitas pessoas não dispensam o gozo anual de um ou mais períodos de férias e de como essa importância se faz sentir em cada geração de viajantes. Para as gerações mais velhas que incluem a Geração X, os Baby Boomers e a Geração Silenciosa, a “oportunidade de relaxar” foi de longe a razão número um para gozar férias, seguido da oportunidade de “passar tempo de qualidade com a família e/ou amigos”. As novas gerações, designadamente a Geração Z e os Millenials valorizam igualmente o “passar tempo de qualidade com a família e/ou amigos”, mas atribuem uma maior relevância aos benefícios para a saúde mental, o que é sinalizado por mais de metade dos respondentes da Geração Z, Millennials e Geração X, e reconhecido por um número considerável de Baby Boomers (44%) e da Geração Silenciosa (26%).

As duas gerações mais velhas partilharam com a Geração Z a oportunidade para conhecer novas pessoas durante as férias, referido por um em cada cinco pessoas nestes grupos geracionais, enquanto que aproximadamente uma em cada oito pessoas de todas as gerações vêm nas férias uma oportunidade de praticar um interesse pessoal ou passatempo (figura 9).

Figura 9 – Principais razões que justificam a importância de gozo de férias

Fonte: ABTA

Relativamente às questões da sustentabilidade e da responsabilidade dos viajantes para com a preservação dos valores ambientais e das comunidades locais nos destinos, verifica-se que há uma evolução da perceção, referindo muitos dos inquiridos considerarem a opção por destinos mais próximos, ou escolhas de meios de transporte e alojamentos reconhecidos como ambientalmente sustentáveis. 

Pouco mais de metade (52%) dos inquiridos afirmou tomar pelo menos uma medida de minimização de impactos sobre o destino. Entre aquelas medidas de minimização de impactos, a liderança é a que está relacionada com o cumprimento das regras de reciclagem vigentes no destino, o evitar a utilização de plásticos descartáveis e a preferência por comprar produtos locais (figura 10).

Figura 10 - Predisposição dos turistas britânicos para ações sustentáveis em viagem

Fonte: ABTA

No 1.º semestre de 2024 o turismo britânico em Portugal atingiu o valor máximo nos últimos 5 anos, face ao período homólogo dos 4 anos anteriores (Quadro 1).

Indicadores

2024

2024 Vs
2019 (%)

2024 Vs
2023 (%)

Quota
2024 (%)

Hóspedes

1.158,9

+15,7

+5,7

13,2

Dormidas

4.670,2

+9,6

+4,6

18,4

Receitas

1.760,3 M€

+26,6

+9,4

15,2

Fonte: Turismo de Portugal

O mercado turístico britânico foi no primeiro semestre de 2024 o principal mercado emissor para Portugal, liderando em número de hóspedes, dormidas e receitas. Os turistas britânicos retomaram a sua procura pelo destino Portugal em 2022, reforçando-a de forma substancial em 2023 e novamente em 2024. Essa tendência é já sentida em termos de destino, sendo o mercado líder no Algarve, 2.º na Grande Lisboa e Região Autónoma da Madeira e 4.º no Norte e na Península de Setúbal.

Fontes: ABTA, Holiday Habits 2024-25; Turismo de Portugal, Turismo em Números