Publicação
Tendências do mercado turístico espanhol para 2025
Segundo um novo estudo da Skyscanner, auscultando a opinião de viajantes espanhóis, assiste-se a uma alteração profunda das preferências, em termos de produtos mais procurados. Assim, 2025 foi apelidado do “ano da procura de experiências partilhadas e atrativas”. Viajar continua a ser uma prioridade para os espanhóis, conclui o estudo que identifica sete tendências principais que têm como denominador comum a exploração e descoberta de novos destinos partilhados com companhia.
Tendência 1: Modo desportivo
A ascensão de programas desportivos que mostram a realidade por trás das câmaras através de novas plataformas de streaming, como na Fórmula 1, ténis ou golfe, está a proporcionar ao mundo do desporto audiências, até aqui inéditas, o que, por sua vez, tem impulsionado o crescimento das viagens com temática desportiva entre aqueles que querem descobrir estes grandes eventos e destinos com pessoas que partilham os mesmos interesses.
Tendência 2: A exploração do Espaço
Fonte: Skyscanner
Agora que já compreendemos melhor o nosso lugar no universo, estamos também a aprender a apreciar coletivamente fazer parte de algo que nos transcende. A astronomia e o turismo de observação de estrelas são uma forma fascinante de explorar as maravilhas do espaço e da ciência.
Tendência 3: Destinos de Bem-Estar
A saúde está na moda e o turismo de bem-estar veio para ficar. Esta é uma nova tendência que vai além das escapadelas de ioga e spa, uma vez que as pessoas agora não procuram apenas recarregar as baterias, mas também encontrar um propósito e aumentar a resiliência e a longevidade. Os retiros são os novos refúgios da moda. São ambientes ideais para desfrutar de uma estadia sem distrações, num ambiente de grupo que incentiva a melhoria dos hábitos alimentares, do sono e do exercício.
Cada vez mais pessoas preferem desfrutar do prazer de uma alimentação saudável ou de evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Agora privilegiam-se experiências que ajudem a viver mais tempo, que transmitam sensações de bem-estar e de juventude e a desfrutar de ambientes onde possam ser eles próprios.
Tendência 4: Aventuras em busca de arte
As grandes experiências culturais oferecem aos viajantes a oportunidade de mergulhar num novo mundo. Longe vão os tempos das viagens passivas, onde as pessoas eram meros espectadores. Atualmente, são cada vez mais as atividades possíveis de serem acrescentadas aos planos de viagem, de modo a desfrutar de experiências verdadeiramente extraordinárias.
A forma como se consome arte está a mudar e está a tornar-se cada vez mais envolvente. Com o aparecimento das viagens culturais, as pessoas procuram incorporar este tipo de experiências inesquecíveis nos seus planos de viagem e a partilhá-las.
Tendência 5: A Atração pelo Oeste Selvagem
Fonte: Skyscanner
Em pleno renascimento do “Velho Oeste”, os viajantes querem descobrir o charme campestre em contacto direto. A crescente popularidade da música country, dos westerns televisivos de sucesso e da série America's Sweethearts: The Dallas Cowboys Cheerleaders da Netflix conseguiu despertar o interesse por tudo o que está relacionado com o “Velho Oeste” e a estética country. E há cada vez mais fãs deste fenómeno interessados em conhecer este mundo de forma direta.
Segundo o Tripaneer, o interesse pelos desportos equestres aumentou 94%; e as pesquisas por alojamento em ranchos nos EUA aumentaram 42% em relação ao ano passado.
Tendência 6: Flower Power – o poder do turismo botânico
Os viajantes amantes da botânica procuram destinos com jardins onde se possam conectar com as suas raízes. Esta é, sem dúvida, a tendência mais natural do momento, ideal para fugir de um mundo tecnológico em constante evolução. Embora antigamente fosse apenas mais um passatempo, hoje o amor pela jardinagem e a vontade de se reconectar com a natureza são um claro incentivo para viajar.
Fonte: Skyscanner
Tendência 7: Férias “Gamer”
Uma nova dimensão acrescentada às viagens. Os amantes de videojogos querem acrescentar algo extra às suas escapadelas, combinando o seu amor pelos jogos com viagens a convenções e capitais do jogo.
O ano de 2025 adivinha-se como um grande ano para os videojogos, sendo esperados grandes lançamentos, tanto de jogos como de consolas de videojogos. Toda esta emoção não será apenas vivida em casa, mas também durante as viagens, os mundos virtuais também serão transferidos para a vida real, e há muitas pessoas que procurarão partilhar a sua paixão com outros fãs de todo o mundo.
Fontes: Skyscanner; Hosteltur