TravelBI
Home / Tendências / Tendências do Mercado Turístico Alemão | 2025

Publicação

outubro 18, 2024
Pedro Pereira

Tendências do Mercado Turístico Alemão | 2025

tendências

Portugal está entre os cinco destinos preferidos dos alemães para viajar no próximo ano, segundo entrevistas feitas a especialistas e viajantes. As conclusões, divulgadas no portal alemão especializado em viagens Uriaubsguru, têm por base inquéritos realizados a três mil participantes, durante o mês de setembro e mil entrevistas levadas a cabo em julho.

Fazer férias na Alemanha é particularmente popular entre as famílias (22%), ainda assim 16% planeiam férias dentro e fora do próprio país e 23% pretendem viajar para o estrangeiro, dos quais 10% mais do que uma vez. Somente 9% não planeiam férias em família para 2025. 

Tendência 1: Destinos Preferidos

Os cinco destinos mais populares para pacotes de férias em 2025 são Espanha, Turquia, Egito, Grécia e Portugal.

Tendência 2: Planeamento das viagens de férias

Em julho de 2024, 83% de todas as famílias afirmaram que já estavam a planear férias para 2025. Toda esta antecipação está relacionada com a conhecida capacidade de organização e planeamento alemã, mas baseada em fatores antecipadamente conhecidos, como seja o facto de as famílias estarem, geralmente, vinculadas a períodos de férias escolares e poderem desta forma garantir preços favoráveis de reserva antecipada e hotéis e pacotes mais procurados, reservando com antecedência.

Tendência 3: Mais dinheiro para gastar na preparação das viagens

Os alemães não são poupados quando se trata de preparativos para viajar. Na semana anterior à realização das suas viagens: 43% dos inquiridos gastam entre 50 e 100 euros, 28% gastam entre 100 e 200 euros e 13% gastam mais de 200 euros, em produtos e serviços diretamente relacionados. Mais de metade dos inquiridos (56%) gasta a maior parte deste dinheiro em compras na semana anterior às férias, enquanto um quarto gasta a maior parte em produtos de cuidado e cosméticos ou em consultas de cabeleireiro ou de beleza. Cerca de 9% gastam mais dinheiro em dispositivos de viagem de todos os tipos antes da viagem e 8% investem mais em tecnologia.

Tendência 4: Predominância do uso do automóvel para a realização das deslocações

A flexibilidade é uma prioridade para as férias em família. Os meios de transporte a utilizar para as viagens a realizar em 2025, serão múltiplos, mas revelam uma preponderância do automóvel. Cerca de 44% das famílias planeiam viajar de carro, enquanto 30% planeiam fazê-lo com recurso à aviação. Pouco mais de 14% chegarão ao seu destino de férias de comboio, e 8% tencionam viajar de barco.

Tendência 5: hashtags de viagens mostram que a tendência em 2025 será para férias na natureza e aventura

Hashtags como #naturevibes, #adventure e #hiking utilizadas nas redes sociais mostram que cada vez mais viajantes estão a dar prioridade aos valores e paisagens naturais e à adrenalina associada a experiências ativas. A atração pela natureza é realçada pela popularidade de termos como #paisagem e #nascer do sol, que são associadas a paisagens deslumbrantes e momentos inesquecíveis. 

Tendência 6: Férias utilizadas como pausa relativamente às preocupações com a saúde

A tendência generalizada de cuidar da saúde, atualmente omnipresente, parece ter uma pausa durante as férias: 66% dos inquiridos afirmam beber mais álcool nas férias do que em casa. De um modo geral, apenas cerca de 15% atribuem importância a um estilo de vida saudável nas férias, enquanto 85% aproveitam as férias para se presentearem com experiências gastronómicas e consumo de bebidas alcoólicas.

Tendência 7: Férias aproveitadas para cultivar a própria relação

As férias são também um investimento na sua própria relação. Mais de metade dos inquiridos (60%) viaja com o seu parceiro e, para 47% deles, a relação com o seu parceiro é melhor nas férias do que em casa. As viagens com outros familiares (24%), ou com amigos (14%), são opções secundárias. Para a maioria dos casais (58%), o melhor ambiente possível é criado na praia durante o pôr-do-sol.

Fontes: fvw Travel Talk