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Publicação

outubro 24, 2022
Pedro Pereira
European Travel Comission

Reputação online do destino Europa com nota positiva

tendências

A European Travel Commission (ETC), em conjunto com a TCI Research, continua o seu trabalho de monitorização da evolução do turismo europeu, bem como do vasto conjunto de fatores que influenciam ou determinam o seu desempenho em cada momento ou em tendências mais consistentes e prolongadas no tempo. O presente estudo tem 3 objetivos específicos:

1. Avaliar até que ponto a reputação online das viagens na Europa é afetada por fatores externos? (por exemplo, geopolítica, pandemia, etc.)

2. O que impulsiona a produção de conteúdos nas redes sociais sobre a atratividade da Europa?

3. Que pontos de vigilância restabelecer? Que fatores alimentam positivamente a imagem da Europa?

De modo a alcançar este conjunto de objetivos, neste relatório atualizado é feita uma análise minuciosa de conteúdos online, designadamente artigos e postagens sobre viagens para a Europa. Destaques no período compreendido entre 1 de agosto e 4 de setembro:

  • A reputação online da Europa voltou a apresentar uma tendência positiva em todos os mercados, exceto na Rússia. A mudança atingiu maior impacto no Canadá, Austrália e Brasil, onde a evolução em relação a julho de 2022 é a mais positiva, embora ainda inferior ao nível de agosto de 2021;
  • Ao mesmo tempo, a polaridade de publicações relacionadas com viagens na Europa, na Rússia caiu em agosto, atingindo a sua pontuação negativa mais baixa (-39 pontos) desde o início de 2021. Este resultado foi impulsionado, principalmente, pela proibição de emissões de vistos que alguns países europeus querem aplicar aos turistas russos;
  • Alguns tópicos mais positivos referem-se a alguns destinos emergentes no continente europeu, as vantagens de visitar destinos europeus após a época alta e viagens de comboio;
  • Por outro lado, há tópicos que prejudicam a reputação online da Europa que podem ter um efeito prolongado. Por exemplo, as contínuas disfunções no transporte aéreo, a evolução do conflito russo-ucraniano e a inflação que pode afetar a imagem da Europa como um destino acessível, num contexto global de aumento de preços.

A análise foi realizada na Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão, Rússia e EUA.

Relatório: Tracking E-Reputation of Europe in Long-Haul Markets