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Publicação

março 29, 2022
Pedro Pereira
European Travel Comission

Relatório sobre as alterações no negócio turístico e o seu impacto nas NTO’s – Organizações Nacionais de Turismo | 2021

tendências

A ETC acaba de lançar um novo estudo sobre a forma como os principais agentes do setor percecionam o papel das NTO's, num quadro de completa mudança do setor, provocada pela pandemia, juntamente com os desafios contínuos impostos pelas mudanças climáticas e a garantia da sustentabilidade do setor, o turismo em todo o mundo passa por um período de transição crítico.

O estudo analisa as formas pelas quais as NTO's europeias têm evoluído na última década e fornece perceções e recomendações prospetivas para alcançar o desenvolvimento do turismo sustentável. O relatório visa, ainda, compreender o impacto que a COVID-19 teve no trabalho dos NTOs e as lições aprendidas com esta crise para construir uma resiliência futura para a indústria do turismo.

O relatório começa por analisar a evolução das NTO's europeias, juntamente com as mudanças ocorridas no setor, durante o período de 2008-2021, a nível europeu e para alguns países selecionados. As cinco mudanças mais significativas no ambiente e as formas que influenciaram a evolução das NTO's europeias foram definidas como:

  • Mudanças substanciais na política dos governos;
  • Desafios de sustentabilidade e mudanças climáticas;
  • A importância dos dados e da inovação;
  • Perturbações causadas por crises de saúde, situação económica, terrorismo, etc.;
  • "Building Back Better" na sequência da Covid-19.

O relatório define, ainda, o que chama de "A Visão ETC para as NTO's da Europa" e um conjunto de objetivos estratégicos relacionados com a mesma, identificando-se os fatores de sucesso para que as NTO possam maximizar o seu contributo para a sustentabilidade do setor. Cada um dos objetivos contribui para vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Turismo de Portugal é um dos casos referidos neste relatório como sendo uma das organizações líderes a endereçar os desafios acima mencionados no seu processo de desenvolvimento desde 2007, sendo destacados os temas da transformação digital e dos real-time market insights.

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