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Publicação

setembro 15, 2022
Pedro Pereira
European Travel Comission

Quais os fatores com maior impacto na reputação online dos destinos

tendências

A European Travel Comission (ETC), em parceria com a TCI Research, continua o seu trabalho de monitorização da evolução do turismo europeu, bem como do vasto conjunto de fatores que influenciam ou determinam o seu desempenho em cada momento ou em tendências mais consistentes e prolongadas no tempo.

O mais recente estudo, intitulado Tracking E-Reputation of Europe in Long-Haul Markets, tem 3 objetivos específicos:

1. Avaliar até que ponto a reputação online das viagens na Europa é afetada por fatores externos? (por exemplo: geopolítica, pandemia, entre outras)

2. O que impulsiona a produção de conteúdos nas redes sociais sobre a atratividade da Europa?

3. Que pontos de vigilância restabelecer? Que fatores alimentam positivamente a imagem da Europa?

De modo a alcançar este conjunto de objetivos, neste novo relatório é feita uma análise minuciosa de conteúdos online, designadamente artigos e publicações sobre viagens para a Europa. Foi possível observar que a reputação da região foi afetada de forma negativa, em junho e julho, tanto por fatores externos, como por outros centrados no turismo. A existência de ondas de calor e incêndios florestais em vários países europeus, o ressurgimento de casos de Covid-19, a disseminação da Monkeypox, a inflação, a escassez de mão de obra e a interrupção de aeroportos e ferrys, foram alguns dos fatores que contribuíram para esse declínio.

No entanto, e apesar desta tendência negativa, também foram identificados fatores positivos no sentimento social dos consumidores, demonstrando o poder de atração turística da Europa, designadamente:

  • Sugestões de orçamento acessível para os destinos europeus;
  • Referências ao desenvolvimento e bom funcionamento da rede ferroviária nos países europeus, o que permite viajar facilmente entre destinos;
  • Identificação de muitos lugares menos conhecidos para descobrir a diversidade e o património local da Europa;
  • A presença de opções de férias sustentáveis;
  • A diversidade de tradições e celebrações em toda a Europa.

A análise foi realizada na Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão, Rússia e EUA.

Consulte o relatório completo: Tracking E-Reputation of Europe in Long-Haul Markets