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Publicação

julho 06, 2022
Pedro Pereira
SITA

Passageiros de transporte aéreo mais adeptos do conforto das tecnologias móveis

tendências

À medida que emergimos da pandemia, os passageiros estão a reservar e a voltar a voar, evidenciando uma procura reprimida por viagens aéreas e uma predisposição para adotar ainda mais as tecnologias móveis e sem toque que tornarão a jornada tão cómoda e sem inconvenientes, quanto possível.

A empresa de tecnologia SITA, que atua no negócio do transporte aéreo, realizou o inquérito Passenger IT Insights que avalia a adesão dos passageiros aos diferentes dispositivos tecnológicos já disponíveis, bem como ao seu comportamento face aos mesmos.

A pandemia teve consequências ao nível da adoção de tecnologia nos procedimentos de viagem dos passageiros. No entanto, as taxas de adoção de tecnologia neste inquérito, permaneceram relativamente estáveis em cada etapa da viagem, uma vez que o inquérito anterior tinha sido realizado no 1.º trimestre de 2020.

Entre janeiro e março de 2022, verificou-se um aumento do uso de dispositivos móveis para reservas a bordo do avião e para recolha de malas; assim como se tornou mais frequente a adoção de portões automatizados para controlo de identidade, embarque e controlo de fronteira.

No entanto, a adoção de soluções tecnológicas nem sempre evolui de forma constante. Por exemplo, a adoção de tecnologia na fase de check-in diminuiu 4% desde o 1.º trimestre de 2020, a etiquetagem baixou 2% e as etapas de entrega de bagagem sofreram uma redução de 6%.

A não subida generalizada e mais significativa da adoção de soluções baseadas em tecnologia pode estar relacionada com a significativa redução de viagens durante a pandemia de Covid-19, significando que os passageiros não tiveram a possibilidade de se familiarizar com as novas tecnologias. Ao mesmo tempo, devido à incerteza em torno das regras de viagem imposta pela pandemia, alguns passageiros podem ter sentido a necessidade de mais interação com o pessoal de apoio no início da viagem, de forma a garantir que estavam a fazer as coisas corretamente, sentindo-se mais confortáveis em confiar na tecnologia em momentos posteriores da sua experiência de viagem.

A SITA é uma empresa de tecnologia que atua no negócio do transporte aéreo, desenvolvendo soluções tecnológicas para as operações aeroportuárias, de controlo de fronteiras e das aeronaves e está presente em mais de 1.000 aeroportos em todo o mundo, cobrindo 90% de todos os destinos internacionais.

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