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Os programas de vacinação para a Covid-19 e o impacto nas reservas de viagens da Geração Silenciosa (+de 70) | 2021
As pessoas com mais de 70 anos não devem ser esquecidas na recuperação do turismo. Um aumento nas reservas de viagens por pessoas com mais de 70 anos indica, claramente, que os mais vulneráveis à Covid-19 não devem ser esquecidos na recuperação do turismo mundial, isto à medida que vão progredindo os programas de vacinação e vai aumentando a sua confiança e sentimento de proteção face à doença. Os números da indústria chamam a isso "confiança na vacina", que se espera crescente durante 2021.
Os Millennials e a Geração Z são frequentemente identificadas em vários estudos como os mercados mais relevantes para impulsionar a procura de viagens no período pós-Covid-19. No entanto, o lançamento da vacina em toda a Europa fez com que as empresas de viagens observassem um aumento nas reservas de gerações mais antigas, como a Geração Silenciosa (70+), planeando viagens há muito aguardadas.
Uma correlação direta está a começar a verificar-se entre o lançamento bem-sucedido da vacina e o número de reservas confirmadas. A confiança é mais alta nos países onde uma quantidade significativa da população já foi vacinada (ver gráfico 1).
Gráfico 1 – Reservas de viagem Vs. vacinas administradas
Fonte:ADARA
Quanto maior for a percentagem de população vacinada, tanto mais a componente de turismo internacional desse destino tenderá a crescer. É esta a conclusão que se pode tirar do gráfico 1, apreciando a correlação evidenciada entre o número de pessoas vacinadas e a evolução das reservas efetuadas para destinos como Israel, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido, que são os países que no primeiro momento lideram o processo de vacinação à escala global.
Segundo o inquérito sobre a Recuperação COVID-19 da GlobalData (dezembro de 2020), apenas 26% dos entrevistados da Geração Silenciosa declararam que estavam "extremamente" ou "bastante" preocupados com a sua situação financeira pessoal, em comparação com 77% dos Millennials. O facto de terem menos preocupações com os gastos, a possibilidade de ficarem durante mais tempo num destino e a menor probabilidade de terem compromissos de trabalho, pode tornar esta faixa etária num segmento de mercado valioso para o pós-pandemia.
A pandemia parece ter interferido com o que são algumas das escolhas futuras de quem viaja, colocando em causa algumas ideias estereotipadas, que podem conhecer novas possibilidades. As viagens para destinos urbanos eram o segundo tipo de férias mais popular para a Geração Silenciosa antes da Covid-19 (inquérito ao consumidor realizado no terceiro trimestre de 2019 pela GlobalData). No entanto, é provável que este tipo de férias tenha perdido parte do seu encanto, já que os turistas mais velhos aparentam, pelo menos por agora, desejar férias longe das áreas urbanas, em destinos onde a possibilidade de contrair Covid-19 é diminuta.
Uma outra alteração prende-se com o processo de compra. Normalmente, a faixa etária mais idosa é identificada como sendo cliente fiel e alvo principal nas lojas físicas das agências de viagens. A realidade é que agora eles podem não ser tão leais como identificados anteriormente. Menos de metade dos entrevistados da Geração Silenciosa optaram pelas repostas "um pouco" ou "fortemente" quando interrogados se discordavam da ideia de que comprariam apenas nas suas marcas favoritas (Pesquisa de Recuperação COVID-19 da GlobalData - dezembro de 2020).
A Geração Silenciosa nunca rivalizará com o nível de digitalização associado aos Millennials, mas o facto de terem passado mais tempo em casa terá levado muitos a tornarem-se mais "entendidos em tecnologia" e perder o receio de fazer transações eletrónicas. No inquérito já referido, 47% dos inquiridos da Geração Silenciosa declararam que optariam por usar cartão bancário ou telemóvel, em vez de dinheiro, para fazer pagamentos. Esta é uma possibilidade real para o incremento da venda de viagens online.
Responsáveis da empresa de viagens de autocarros National Express dizem que as reservas feitas por pessoas com idade superior a 65 anos aumentaram 185% na última quinzena, em comparação com o ano passado. "Desde o anúncio da vacina, a nossa base de clientes, predominantemente acima de 65 anos, aumentou a confiança para reservar e ter a sua saída de verão em 2021", disse Jit Desai, gestor do produto "holidays and travel" da National Express. "O que a vacina faz é dar certeza e confiança. Isso permite ao cliente e a nós próprios a capacidade de planear com antecedência". Mas a National Express agora aponta para o retorno da confiança para viajar. "Muitas das pessoas com quem conversamos já tomaram a primeira dose da vacina. Eles sabem que em 12 semanas, no máximo, receberão a segunda dose. Isso dá-lhes a certeza de que podem aproveitar e aguardar tranquilamente as férias de 2021."
Até ao momento, 90% das reservas com a National Expresses são baseadas no Reino Unido, pelo que parece haver uma clara prevalência pela procura de viagens internas. As reservas com origem noutros países europeus estão mais baixas do que o normal por causa da incerteza que ainda vigora em todo o continente. Segundo um responsável da empresa, o Reino Unido vence devido à falta de necessidade de quarentena. A incerteza sobre as ações que outros governos possam tomar enquanto os turistas estão fora do seu país também cria receios adicionais."
Mesmo num quadro onde a incerteza é o elemento preponderante, os europeus parecem otimistas quanto a uma recuperação até ao verão. Segundo o inquérito da ADARA, quase 1/3 de reservas já efetuadas para viagens internacionais, são para viagens a ter lugar a partir de abril (Quadro 1).
Quadro 1 – Períodos de antecedência de reservas de viagens na Europa
Período de antecedência |
Reservas na Europa |
|
|
Domésticas |
Internacionais |
0-15 dias |
55% |
31% |
16-30 dias |
14% |
14% |
31-60 dias |
13% |
16% |
61-90 dias |
7% |
10% |
91 ou + dias |
11% |
30% |
Fonte: ADARA
A TUI, a maior operadora de turismo do Reino Unido, diz que 50% das reservas no seu site são atualmente de pessoas com mais de 50 anos. Antes, esse era um mercado de menor importância para eles. Não são apenas as férias no Reino Unido que estão a verificar um aumento de vendas. O maior operador turístico do Reino Unido, a TUI, famosa pelas suas ofertas de sol & praia para as praias do sul da europa, diz que também houve uma mudança desde o início do processo de vacinação naquele país. "Estamos a assistir a que uma base de clientes ou faixa etária que não fazia reservas antes, está agora a começar a fazer reservas", diz Andrew Flintham, diretor da TUI UK, que reconhece que "o mercado ainda está deprimido e não está onde queremos - estamos a vislumbrar sinais de esperança."
Outras mudanças interessantes estão a surgir nas preferências do tipo de férias que os turistas planeiam fazer, bem como nos meses em que planeiam viajar. "As pessoas estão a fazer reservas para o final do verão, procurando proteger as suas compras de viagens", disse Flintham. "Mais férias em julho e agosto e muita procura para setembro e outubro. "As pessoas estão a reservar férias mais longas, estamos a observar mais pessoas a reservar dez, onze ou catorze noites em vez de sete. As pessoas talvez estejam a procurar recuperar o que perderam."
Um fator adicional que veio trazer mais segurança a quem quer viajar é a maior flexibilidade e as garantias adicionais de que dificilmente perderão o seu dinheiro empregue nas reservas antecipadas, designadamente com a criação de seguros de viagem específicos para viajantes com idade mais avançada e com clausulas especificas anti-Covid-19.
Férias com os avós?
Da análise de dados de reserva recentes a TUI notou o surgimento de uma nova tendência: reservas de grandes grupos integrando viajantes de várias gerações. O facto de as famílias terem estado impedidas do convívio normal, está a influenciar as escolhas de próximas viagens de férias, explica Flintham.
O ressurgimento das viagens desta faixa etária estará sujeito ao sucesso dos programas de vacinação. Mais vulneráveis do ponto de vista da saúde, a Geração Silenciosa foi indicada como a primeira a ser vacinada em todos os países europeus e que sendo um processo bem sucedido, continuará a potenciar o crescimento de futuras reservas de viagens dessa faixa etária.
Fontes: ADARA (2021) "EMEA Insights – Early 2021"; BBC (14/01/2021) "Over-50s rush to book holidays as vaccine boosts confidence"; Global Data (2021), "Over 70s should not be forgotten in travel's recovery"; www.staysure.co.uk