Publicação
O estabelecimento de afinidade cultural baseada na visualização de filmes e séries | 2022
Como implementar políticas que tornem os destinos atrativos para os produtores de conteúdos audiovisuais.
A OMT e a Netflix estabeleceram uma parceria que resultou na publicação de um relatório que analisa o papel dos filmes e das séries como elementos fortemente motivadores do turismo e da afinidade cultural. O Relatório “Cultural Affinity and Screen Tourism – The Case of Internet Entertainment Services” explora a crescente afeição que espetadores desenvolvem por um determinado país ou cultura exibida nos écrans.
O objetivo final do relatório é o de apoiar os formuladores de políticas e as principais partes interessadas no setor do turismo a implementar políticas que tornem os seus destinos atrativos para os produtores audiovisuais. Paralelamente, pretende contribuir para a construção de estratégias direcionadas para a promoção do turismo e do conhecimento da cultura local, investindo na qualificação e formação, para desenvolver os sectores cinematográficos e criativos locais, procurando garantir um elevado nível de talento, infraestruturação e capacidade produtiva.
A este propósito, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: “Tanto o turismo como o setor audiovisual celebram e promovem a cultura, apoiam empregos e oferecem oportunidades em diversos locais. O trabalho conjunto da OMT e da Netflix ajudará os destinos a perceber os benefícios potenciais da presença do turismo nos écrans”. Já, Dean Garfield, vice-presidente de políticas públicas da Netflix afirmou: “Conforme destacado neste estudo, fomos capazes de demonstrar de forma conclusiva o que instintivamente já acreditávamos, que juntamente com o desejo de viajar e visitar destinos, a exposição ao conteúdo visualizado também leva a um maior interesse pelo património, cultura, idioma e desenvolvimento de relações interpessoais. Isso realmente demonstra que as indústrias criativas, o intercâmbio cultural, a narração de histórias e o turismo estão todos interligados e podem transformar a forma como as comunidades se percebem e se interligam”.