TravelBI
Home / Tendências / Novo estudo sobre o turismo rural e o desenvolvimento na Europa

Publicação

abril 29, 2024
Pedro Pereira
Organização das Nações Unidas

Novo estudo sobre o turismo rural e o desenvolvimento na Europa

tendências

A UN Tourism e o Comité Europeu das Regiões estabeleceram uma parceria para  a elaboração de um estudo exaustivo sobre o do potencial do turismo para a promoção  do desenvolvimento socioeconómico nas zonas rurais, bem como o âmbito do seu impacto.

O relatório coloca em evidência o potencial do turismo rural para contribuir para a resiliência das comunidades regionais e locais, ajudando a enfrentar desafios como o despovoamento, a desigualdade e o acesso limitado a serviços básicos.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral do Turismo da ONU, afirmou a propósito deste tema: “O turismo tem o potencial de transformar sociedades, estimular o desenvolvimento económico local e capacitar as comunidades locais. Este estudo conjunto com o Comité Europeu das Regiões sublinha a importância do turismo rural para contribuir para o desenvolvimento sustentável na Europa.

Principais constatações: 

     1. Resiliência do Turismo Rural num quadro pós-Covid: apesar dos desafios globais durante e após a pandemia, o turismo rural comprovou um aumento de popularidade, traduzindo-se num efetivo aumento da procura, especialmente, entre os turistas dos respetivos mercados domésticos. Esta resiliência sublinha o seu potencial enquanto motor económico robusto e demonstra a sua capacidade de adaptação à evolução das circunstâncias;

2. Diversificação económica e preservação cultural: uma visão fundamental é o potencial do turismo rural para impulsionar a diversificação económica e a criação de emprego nas zonas rurais. Este estudo ressalta a contribuição do turismo para a preservação do património cultural. O turismo rural é visto como uma ponte entre a tradição e a modernidade, promovendo a participação da comunidade e sustentando os serviços locais, preservando simultaneamente a identidade única das regiões rurais;

3. Desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável: o estudo identifica os desafios enfrentados pelas zonas rurais, tais como infraestruturas inadequadas, recursos financeiros limitados e populações locais em declínio. Simultaneamente, reconhece estes desafios como oportunidades de crescimento. Ao proporcionar uma compreensão diferenciada das complexidades envolvidas, o relatório prepara o cenário para o desenvolvimento sustentável do turismo rural, instando as partes interessadas a enfrentarem cada um dos desafios.

Recomendações: 

O relatório disponibiliza um roadmap para os decisores políticos, os governos locais e as partes interessadas para aproveitar o potencial do turismo rural enfrentando os seus desafios. 

1 // Cadeias de valor rurais integradas e colaborativas: uma recomendação global é a integração das cadeias de valor rurais no turismo. O relatório destaca a necessidade de colaboração entre as empresas e as partes interessadas de forma a criar sinergias dentro da economia local. Ao maximizar os benefícios económicos, esta abordagem assegura uma trajetória de desenvolvimento holística e sustentável para o turismo rural;

2 // Conectividade digital e competências: o documento reconhece o fosso digital existente nas zonas rurais e, por isso, recomenda um esforço centrado na melhoria da conectividade digital. Sublinha a importância do desenvolvimento de competências digitais para capacitar as partes interessadas rurais para alavancar eficazmente a tecnologia. Ao abordar estes aspetos, o relatório visa melhorar a prontidão digital das comunidades rurais, desbloqueando novas oportunidades na era digital;

3 // Alinhamento com as tendências dos consumidores e as práticas sustentáveis: reconhecendo a evolução recente das tendências de consumo e a necessidade de colocar a sustentabilidade no centro do desenvolvimento do turismo, o relatório incentiva iniciativas de viagens responsáveis, que não só satisfaçam as novas expectativas dos consumidores, mas também contribuam para objetivos de sustentabilidade mais amplos. Esta recomendação coloca o turismo rural como um catalisador para um impacto ambiental e social positivo.

N.º dormidas em hotelaria nas áreas rurais da União Europeia

Relatório completo: Tourism and rural development