Publicação
Novas atitudes e comportamentos em relação às viagens
“A indústria de viagens mostrou uma resiliência incrível nos últimos três anos. Embora os setores de hospitalidade e viagens tenham começado a criar flexibilidade e adaptabilidade nos seus modelos operacionais, isso agora tem de ser replicado noutras componentes do ecossistema de viagens” – Luís Araújo, Presidente da European Travel Commission.
Maior flexibilidade é uma das tendências que mais tem marcado a recuperação da procura de viagens no cenário pós-covid-19, pois os clientes procuram ganhar capacidade de gerir uma gama mais ampla de possíveis problemas. Esta é uma das principais tendências destacadas no “State of Mind Travel Report” publicado pela Allianz Partners, que avalia o estado atual e o futuro da indústria de viagens e turismo.
O relatório destaca o aumento dos fatores de incerteza atualmente enfrentados pelos viajantes e tem por base as perceções dos principais especialistas do setor: Joe Mason, diretor de marketing de viagens da Allianz Partners, e Luís Araújo, presidente da European Travel Commission.
Além das preocupações relacionadas com a saúde e questões sanitárias, os viajantes enfrentam turbulência geopolítica, alta inflação e incertezas económicas mais amplas. Este quadro está a conduzir ao surgimento de novas atitudes e comportamentos em relação às viagens, onde a flexibilidade integrada e a proteção contra os imprevistos são ainda mais importantes.
O estudo coloca em evidência as seguintes tendências:
- O “trabalho em qualquer lugar” torna-se crescentemente popular: o crescimento do trabalho remoto e híbrido propícia que mais viajantes de todas as idades procuram combinar negócios e lazer, levando ao aumento das viagens “Bleisure”;
- Com modelos de trabalho híbridos, que provavelmente permanecerão no futuro, é expectável que mais viajantes trabalhem fora da sua residência habitual. O estudo do Laboratório de Clientes da Allianz Partners concluiu que 28% dos viajantes entre os 18 e os 25 anos esperam vir a trabalhar futuramente, com mais frequência, numa residência secundária;
- A flexibilidade é fundamental: 58% das famílias mais jovens planeiam fazer reservas de viagens flexíveis para lidar com circunstâncias imprevistas. O ano de 2022 foi marcado pelo aumento de viagens de grupos familiares de maiores dimensões, incluindo várias gerações, gerando mudanças significativas no setor. Hotéis e resorts, têm de estar preparadas para responder a um espectro mais amplo de hóspedes, tornando-se muito mais adaptáveis a uma base de clientes diversificada;
- 41% dos consumidores estão conscientes do impacto ambiental das suas viagens, no entanto, a sustentabilidade continua a ser um fator relativamente pouco considerado nos processos de tomada de decisões sobre viagens.
Estudo completo: State of Mind Travel Report