Publicação
Mastercard: Trends & Transitions | 2022
Os gastos do turismo em “experiências” estão aproximadamente 34% acima dos níveis de 2019 e superaram os gastos com “compras” desde julho de 2021.
O Mastercard Economics Institute revelou os resultados do seu estudo sobre tendências e mudanças que estão a ocorrer no comportamento dos viajantes em 2022. Uma das alterações mais significativa parece ser o reforço da prioridade dada à criação de memórias de viagem, verificável através do aumento substancial dos gastos em experiências e “no momento”, ao invés da compra de bens.
Em 2020 e 2021, os gastos mudaram repentinamente, mas não surpreendentemente, de serviços para bens, o que está diretamente associado às restrições impostas pela Covid-19. No entanto, mais recentemente os gastos em experiências estão a ganhar nova importância, pois os viajantes privilegiam experiências em vez de recordações. Para o comprovar, a Mastercard analisou essa tendência verificando os gastos discricionários durante as viagens, em experiências e em bens materiais.
Até abril de 2022, a análise realizada mostra que os gastos dos turistas internacionais em bares e discotecas estão 72% acima dos níveis de 2019, enquanto os gastos em restaurantes estão 31% acima. Os turistas internacionais também estão a gastar 35% a mais em parques de diversões, museus, espetáculos e outras atividades recreativas. Em comparação, os gastos dos turistas com vestuário, cosméticos e outras categorias de comércio a retalho diminuíram em comparação com 2019.
A retoma do privilégio da experiência sobre a compra é uma tendência global. Do Reino Unido e Alemanha à França e Itália, os gastos do turismo internacional em experiências superaram os gastos com turismo em coisas desde o verão de 2021.