TravelBI
Home / Tendências / Manual de Metodologias de Previsões em Turismo | 2021

Publicação

março 29, 2022
Pedro Pereira
European Travel Comission

Manual de Metodologias de Previsões em Turismo | 2021

tendências

A ETC acaba de lançar um novo manual de simples utilização para o complexo mundo das previsões em turismo. Este manual fornecerá aos NTOs e DMOs a orientação necessária, ferramentas práticas e técnicas atualizadas para uma previsão eficaz em turismo.

A previsão acertada da procura futura de viagens é essencial no caminho do turismo para a recuperação, bem como para o planeamento estratégico e desenvolvimento sustentável de NTOs e DMOs.

Os efeitos devastadores da pandemia de COVID-19 não têm precedentes, quer em escala, quer em duração. Em 2020, as viagens internacionais globais caíram 74% em relação ao ano anterior, enquanto o declínio na Europa foi de 70%. O caminho da Europa para a recuperação será gradual, com os níveis pré-pandémicos a serem apenas atingidos em 2023. Esta recuperação exigirá uma forte adaptação e respostas rápidas do setor do turismo e um maior compromisso entre a sociedade, empresas e instituições a nível local, regional e internacional.

O principal objetivo das previsões é prever o futuro, o que pode parecer uma tarefa fácil quando os eventos são regulares e seguem padrões simples. No entanto, no setor de viagens e turismo, a procura de viagens pode ser uma variável difícil de prever, desde o número de fatores externos que estão envolvidos (por exemplo, condições económicas, desastres naturais, ataques terroristas, preç​os de combustível, ambiente geopolítico, etc.).

Previsões acertadas de chegadas de turistas, dormidas, despesas e outros indicadores de turismo continuam a ser essenciais por uma série de razões, como decisões empresariais eficazes, planeamento anual, satisfação do consumidor ou para fins de monitorização e benchmarking. As previsões acertadas de procura turística para um destino também podem fornecer indicações preciosas para a implementação de campanhas promocionais e de marketing direcionadas, gestão de fluxos turísticos ou abordagem de questões de sustentabilidade. Em última análise, esses esforços podem resultar numa melhor tomada de decisão, maior produtividade e maior satisfação com o turismo para viajantes e habitantes locais.

Saiba mais