Publicação
JLL: perspetivas sobre o investimento hoteleiro à escala mundial | 2025
O setor hoteleiro global evidenciou uma apreciável resiliência durante 2024, traduzido num aumento da procura de quartos e crescimento do RevPAR em todas as regiões mundiais, embora com níveis de desempenho desiguais. A procura global de hotéis atingiu 4,8 bilhões de noites, resultando num crescimento de 4% no RevPAR. No entanto, o desempenho entre as diferentes regiões permanece desigual, com a região Ásia-Pacífico (APAC) ainda 10% abaixo dos níveis de 2019, enquanto as Américas, Europa e Oriente Médio já recuperaram totalmente, com crescimentos do RevPAR variando entre os 17% e 26%.
A procura por serviços hoteleiros recuperou amplamente assistindo-se simultaneamente a uma alteração do perfil do viajante desde 2019. Enquanto o turismo de lazer foi o principal impulsionador da procura hoteleira pós-Covid, espera-se que este segmento modere o seu crescimento em 2025 devido à contração das economias. Por outro lado, viagens em grupo, corporativas e internacionais acelerarão significativamente, impulsionando um crescimento global do RevPAR estimado entre 3% a 5%.
O volume de investimento em hotéis à escala global em 2024, atingiu os 57,4 mil milhões de dólares norte-americanos, um aumento de 7% em relação a 2023, mas ainda abaixo dos níveis históricos registados entre 2015 e 2019, 2021 e 2022 (figura 1). Os montantes investidos foram desiguais entre as diferentes regiões mundiais, aumentando 36% e 15%, na EMEA e APAC, respetivamente, enquanto as Américas diminuíram 15%. Tal facto, pode ser atribuído a políticas económicas diferentes, com o Banco Central Europeu (BCE) a cortar as taxas de juros em meados de 2024, enquanto a Reserva Federal (Fed) não fez qualquer corte até setembro.
Figura 1 – Investimento hoteleiro global e número de negócios, 2012-2024
Fonte: JLL Research
Em 2025, a atividade hoteleira vai ser marcada por 3 tendências principais:
1) FUSÃO ENTRE VIVER/TRABALHAR/DESFRUTAR - cada vez mais evidente, com os hotéis a procurar responder com a expansão e diversificação das suas ofertas para novos setores, como residências de marca e formas de alojamento não tradicionais;
2) EVOLUÇÃO DO TURISMO GLOBAL - impulsionada por mercados emergentes como Índia e Arábia Saudita, que desempenham papéis cada vez mais significativos;
3) ADOÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - está já a transformar a indústria hoteleira, ajudando a otimizar as operações e a melhorar a experiência dos hóspedes.
Concebidos para serem destinos em si mesmos, os hotéis de lifestyle foram a primeira incursão da indústria hoteleira para tentar envolver a comunidade local, em oposição apenas para utilização exclusiva dos visitantes que pernoitam. Com um forte foco nos serviços de F&B (alimentação e bebidas) e espaços públicos que incentivam a socialização, os hotéis de lifestyle foram pioneiros na captação de consumidores que procuram autenticidade e experiências únicas.
Este tipo de hotéis focado no estilo de vida será responsável por 18% de todos os quartos de hotel que serão inaugurados globalmente em 2025 (figura 2).
Figura 2 – Quota Global de quartos em hotéis lifestyle a inaugurar em 2025
Fonte: JLL Research
O cenário das viagens internacionais está a mudar, com o surgimento de novos mercados como a Índia ou a Arábia Saudita a desempenharem papéis significativos. A Índia, agora o país mais populoso do mundo, está a tornar-se um dos maiores mercados de viagens internacionais, à escala global, proporcionando aos hotéis um novo tipo de viajante e aos investidores, um aumento das oportunidades para investimento de capital.
A indústria hoteleira está no epicentro da economia de experiências, e a implementação estratégica de Inteligência Artificial (IA) pode oferecer uma vantagem competitiva. A adoção de IA pode contribuir para otimizar as operações e melhorar a experiência dos hóspedes, permitindo que os hotéis se concentrem em fornecer experiências verdadeiramente personalizadas. A implementação de sistemas de IA pode ajudar a prever níveis de ocupação e comportamento esperado dos hóspedes, permitindo que os hotéis programem as suas equipas de forma mais eficiente e reduzam custos operacionais
Consulte o relatório completo: Global Hotel Investment Outlook 2025