TravelBI
Home / Tendências / Impacto do Coronavírus no setor de Congressos | 2021

Publicação

maio 09, 2022
Pedro Pereira
Oxford Economics

Impacto do Coronavírus no setor de Congressos | 2021

tendências

A pandemia de Covid-19 atingiu fortemente o setor de convenções & congressos, arrastando-o para os dois piores anos das últimas décadas, em resultado da combinação das fortes restrições às viagens internacionais e do sentimento fortemente negativo, associado às mesmas.

As perspetivas da Tourism Economics são para uma progressiva recuperação, a começar já em 2022, com o levantamento definitivo de todas as restrições às viagens internacionais e com o aumento dos índices de confiança de organizadores e empresas, estimando-se que fique 1/3 abaixo do resultado obtido em 2019.

A recuperação do nível de gastos de 2019 prevê-se que se venha a verificar em 2026. Um fator que retardará a recuperação do setor é a generalização da utilização de plataformas digitais e de meios audiovisuais, o que se traduz na realização de eventos híbridos, que permitem assistir aos eventos sem necessidade de as pessoas se deslocarem.

Apesar das perspetivas animadoras, paira ainda um clima de relativa incerteza que condicionará o ritmo de recuperação do setor. Dependendo da evolução se vir a realizar pelo cenário mais otimista, ou pelo mais pessimista, os níveis de 2019 poderão ser atingidos já em 2023, ou apenas em 2027.

Saiba mais