Publicação
Expedia: Traveler Insights | Q2/2023
O Expedia Group publicou o seu mais recente relatório sobre tendências de viagens: Traveler Insights Q2/2023. O comportamento dos viajantes, o planeamento e a reserva de viagens continuam a flutuar ao sabor de tendências relacionadas com a sazonalidade, as alterações no sentimento do consumidor, as aberturas de fronteiras, entre outros fatores.
No 4.º trimestre de 2022, verificaram-se sinais promissores que sustentaram uma visão otimista para o setor com base na resiliência evidenciada pelos viajantes. Ao olhar para o 1.º trimestre de 2023, as pesquisas da Expedia, juntamente com os dados obtidos, mostram que o entusiasmo dos viajantes continua a crescer. Desde que a China suspendeu totalmente as restrições relacionadas com a pandemia, no início do 1.º trimestre, assistiu-se a um crescimento notável na procura de pesquisas internacionais para a região Ásia-Pacífico (APAC), um sinal positivo para o turismo internacional para aquela região.
Globalmente, as pesquisas realizadas por viajantes nos websites do Grupo Expedia aumentaram 25% relativamente ao trimestre homólogo; e as pesquisas por Europa, Médio Oriente e África cresceram 30%, indicando que a intenção dos viajantes permanece em alta no início de 2023.
No relatório anterior, tinha sido referido um aumento considerável nas pesquisas de viajantes durante o 4.º trimestre de 2022 para viagens em meados do ano de 2023 - de junho a setembro - (aumento de quase 70%), destacando tanto a forte intenção dos viajantes, como o planeamento de viagens a longo prazo. Essa tendência continuou a verificar-se no 1.º trimestre de 2023, com um aumento de 50% em relação ao ano anterior na procura por viagens para o período referido, impulsionadas pela APAC e EMEA, com aumentos homólogos que ultrapassam os 120% e 40%, respetivamente.
Relatório completo: Traveler Insights Q2/2023