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Cruzeiros internacionais 2022: Mediterrâneo próximos dos 20%
A repartição mundial do mercado de cruzeiros é muito concentrada em duas regiões de destino, as Caraíbas (34%) e a Europa (31%), sendo que no continente europeu, e segundo dados da CLIA - Cruise Lines International Association, a região do mediterrâneo teve em 2022, uma quota de 18%.
Gráfico 1 – Principais regiões mundiais de embarque/desembarque de passageiros de cruzeiro | 2022 (%)
Fonte: CLIA
Em relação à origem dos passageiros de cruzeiros, em 2021, foram 4,74 milhões, o que representa -17,6% face a 2020, em termos globais. Destes, 2,21 milhões tiveram origem na América do Norte, um decréscimo de -26,4% face ao ano anterior.
Em 2.º lugar posicionou-se o mercado europeu, com um total de 1,75 milhões, o que representou um aumento de 29,8% em relação ao ano anterior. Os viajantes da Ásia também cresceram (+26%), num total de 630 mil.
O TOP-10 de portos internacionais de cruzeiros é dominado por localizações na América do Norte e Caraíbas. Apenas três portos europeus constam neste ranking: Barcelona, Civitavecchia e Southampton. Apesar de ter sido fortemente afetada pela pandemia, esta é uma indústria em expansão e, até 2028, esse crescimento vai traduzir-se em:
Quadro 1 – Principais portos europeus, n.º de passageiros, 2019-2021 (milhares)
|
2019 |
2020 |
2021 |
Génova, Savona |
2 019 |
206,70 |
591,40 |
Barcelona |
3 138 |
198,80 |
520,10 |
Civitavecchia, Fiumicino, Gaeta |
2 652 |
207 |
490,30 |
Marselha |
1 866 |
123,60 |
351,90 |
Ilhas Baleares |
2 658 |
156,80 |
345,10 |
Tenerife |
1 067 |
345,10 |
304,40 |
Pireus |
1 098 |
16,60 |
303,70 |
Nápoles, Salerno |
1 454 |
28,20 |
263,40 |
Corfu |
807 |
7,80 |
234,70 |
Bari, Brindisi, Manfredonia, Monopoli |
763 |
8,50 |
219,70 |
Fonte: MedCruise, Statista
Apesar de Lisboa não integrar o Top-10 de portos europeus, as visitas de navios de cruzeiro à capital portuguesa atingiram valores recorde em 2022 com o Porto de Lisboa a registar 103 escalas de navios de cruzeiro e 88.292 passageiros que embarcaram ou desembarcaram na cidade. Este é um aumento significativo em relação aos números registados em 2019, com um crescimento de 43% nas escalas portuárias e um incremento de 21% no número de passageiros.
A crescente reputação de Lisboa como destino turístico e importante porto de regresso para viagens transatlânticas, levou a esse aumento de popularidade entre as empresas de cruzeiros. Entre as principais nacionalidades dos passageiros embarcados/desembarcados em Lisboa, contam-se britânicos, alemães e norte-americanos.
Quadro 2 – Principais nacionalidades dos passageiros embarcados/desembarcados no porto de Lisboa | 2022
País de origem |
n.º passageiros |
% |
Reino Unido |
205.014 |
41,6 |
Alemanha |
96.775 |
19,7 |
Estados Unidos da América |
69.081 |
14,0 |
Itália |
24.384 |
5,0 |
Portugal |
16.676 |
3,4 |
França |
13.722 |
2,8 |
Canadá |
12.515 |
2,5 |
Espanha |
7.628 |
1,5 |
Brasil |
4.987 |
1,0 |
Suíça |
3.565 |
0,7 |
Outros |
38.091 |
7,7 |
Total |
492.438 |
100,0 |
Fonte: Porto de Lisboa
No contexto nacional, Lisboa foi o porto mais movimentado em número de passageiros de navios de cruzeiro, em 2022, embora seguido de muito perto pelo porto do Funchal. Todos os restantes portos tiveram uma atividade diminuta, no que respeita ao embarque/desembarque de passageiros.
Quadro 3 – N.º de passageiros embarcados/desembarcados nos portos nacionais, por região | 2022
Portos nacionais (por região) |
N.º passageiros embarcados /desembarcados |
% |
Norte |
108.626 |
9,4 |
Lisboa e Vale do Tejo |
492.438 |
42,4 |
Algarve |
17.278 |
1,5 |
R. A. Madeira |
417.730 |
36,0 |
R. A. Açores |
125.057 |
10,8 |
Total |
1.161.129 |
100,00 |
Fonte: Portos Marítimos, TravelBI by Turismo de Portugal