Publicação
Britânicos estão a regressar a Portugal
De modo a melhor poder apoiar as atividades dos seus associados, a ABTA – Association of British Travel Agents conduziu um inquérito junto do seu público-alvo, dois mil potenciais viajantes residentes no Reino Unido. O inquérito teve lugar em agosto de 2022 e foi aplicado a pessoas que tinham viajado nos 12 meses anteriores. O inquérito incidiu em 3 aspetos principais, de modo a identificar:
- A dimensão da retoma de viagens entre os consumidores britânicos no verão de 2022;
- Potenciais consequências das tendências inflacionistas;
- Alterações de comportamentos e de processos decorrentes das alterações climáticas.
Enquadramento
Este ano, e após dois anos de confinamentos sucessivos em virtude da Covid-19, o Reino Unido assistiu à retoma das viagens. A primeira metade do ano assistiu à predominância do turismo interno, muito por causa das restrições que ainda estavam impostas e que dificultavam as viagens internacionais. Assim que as restrições do Reino Unido foram levantadas em março, as viagens internacionais começaram a voltar, com a percentagem de pessoas que procuraram destinos internacionais a passar dos 21% no período de setembro de 2021 a fevereiro de 2022, para os 38% no período de março a agosto de 2022 (figura1).
Figura 1- Evolução da procura de viagens internacionais no Reino Unido
Fonte: ABTA
Tal como em quase todos os destinos mundiais, o turismo doméstico resistiu melhor à pandemia do que o turismo internacional. Este último sentiu os primeiros efeitos adversos em 2020, tendo atingido mínimo histórico em 2021, tendo, no entanto, recuperado de modo significativo e acima das melhores expetativas em 2022 (figura 2).
Figura 2 – Percentagem de britânicos em férias domésticas e internacionais, 2016-2022
Fonte: ABTA
Caracterização do mercado
Ao decompor os viajantes britânicos pela sua estrutura etária verifica-se que o regresso às viagens foi mais rápido nos grupos mais jovens, que já eram os que mais viajavam na pré-pandemia. Entre as tipologias de famílias, as famílias com filhos mais novos foram as que mais voltaram às viagens, em contraponto como os casais com idade superior a 45 anos (figura 3).
Figura 3 – Estrutura etária e familiar dos viajantes britânicos, em 2019 e 2022
Fonte: ABTA
O Top-10 dos países de destino em 2021 incluiu os habituais favoritos europeus, coma liderança da Espanha, seguido pela França, Itália e Grécia. Portugal foi o 6.º destino europeu mais escolhido pelos britânicos, e o 7.º entre todos os destinos. A única novidade foi a entrada da Nova Zelândia, que passou de 27.º lugar em 2019, para 9.º lugar em 2022 (figura 4).
Figura 4 - TOP-10 dos maiores destinos dos turistas britânicos em 2021
Fonte: ABTA
Quanto ao tipo de produto, a preferência mais recente deu a liderança ao sol&mar, que destronou os city breaks que eram líderes em 2019. A procura de viagens para destinos rurais e o turismo de aventura foram as únicas tipologias que apresentaram crescimento relativo da procura relativamente a 2019. Já as viagens de multi-destino foram as mais negativamente atingidas em igual período (figura 5).
Figura 5 - Principais produtos de viagem para os turistas britânicos
Fonte: ABTA
Alterações de comportamentos e de processos decorrentes da atual instabilidade mundial
Uma maioria muito significativa dos britânicos considera que a sua situação financeira vai estar sujeita a algum grau de pressão nos anos mais próximos e que essa pressão pode levar à necessidade de proceder ajustamentos nos seus gastos pessoais. O inquérito da ABTA mostra que as férias continuam a ser uma prioridade de gastos para o próximo ano, embora muitas pessoas reconheçam que precisarão de introduzir mudanças nos seus planos para fazer face ao aumento do custo de vida. Constatado que foi o forte compromisso dos consumidores com as suas férias, as pessoas dizem que são mais provavelmente cortarão gastos não essenciais noutras categorias de produtos (figura 6).
Figura 6 – Perceção da pressão da situação económica sobre as finanças pessoais
Fonte: ABTA
Relativamente às questões da sustentabilidade e da responsabilidade dos viajantes para com a preservação dos valores ambientais e das comunidades locais nos destinos, os britânicos revelam algum conformismo e passividade, responsabilizando as agências e empresas de transportes e alojamento pela tomada de medidas nessa matéria. Todavia os números atuais, não deixam de revelar almas melhorias relativas ao período pré-pandemia (figura 7).
Figura 7 – Predisposição dos turistas britânicos para as questões da sustentabilidade
Fonte: ABTA
No 1. º semestre de 2022 o turismo britânico em Portugal regrediu cerca de 5%, face ao período homólogo de 2019 (Quadro 1).
Quadro 1 - Turismo britânico em Portugal, 1.º semestre 2022 Vs. 2019 (em milhares)
Indicadores |
2022 |
2022 Vs 2019 (%) |
Quota 2022 (%) |
Hóspedes |
951,7 |
-5,2 |
16,3 |
Dormidas |
3.925,1 |
-7,7 |
22,4 |
Receitas |
1 327,6 M€ |
-4,5 |
16,6 |
Fonte: Turismo de Portugal
No entanto, não pode deixar de ser referido que os turistas britânicos estão de novo a procurar Portugal enquanto destino das suas viagens, com progressos evidentes face ao verificado nos dois anos anteriores. Essa tendência é já sentida em termos de destino, com maior ênfase na Madeira e no Algarve e no produto golfe.
Relatório: ABTA's Holiday Habits 2022