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Publicação

abril 15, 2024
OAG

Ressurgimento da aviação nos percursos intercontinentais - OAG

movimentos aéreos

Segundo a OAG, tudo aponta para que os últimos efeitos da pandemia de covid-19 tenham desaparecido do horizonte da aviação comercial no seu conjunto e dos voos de longa distância (superiores a 2500 milhas náuticas) em particular. De facto, este foi o último segmento das viagens aéreas a recuperar, muito por culpa do arrastamento da decisão da China e de outros mercados asiáticos se abrirem de novo ao tráfego internacional de passageiros.

Cenário para o verão de 2023

Em comparação com o verão de 2019, as reservas atuais para o verão de 2023 em voos de longa distância estão 9% abaixo, à escala global. No entanto, esta perda é ainda fortemente concentrada no nordeste da Ásia e, mais especificamente, na China, onde ainda menos de metade dos voos de longa distância já voltaram a ter lugar. Embora nenhuma grande região mundial tenha recuperado totalmente face à situação pré-pandemia, o Médio Oriente está praticamente em linha com o verão de 2019, seguido no ritmo de recuperação pela América do Norte e pela Europa.

Região de/para Verão 2019 Verão 2023 % variação
África 37,340 36,830 -1.4%
Sudeste da Ásia 66,277 58,620 -11.6%
Nordeste da Ásia 134344 38,886 -33.8%
Europa 284512 266,871 -6.2%
América do Sul 41,311 37,964 -8.1%
Médio Oriente 80,496 79,825 -0.8%
América do Norte 217,868 208,427 -4.3%
Sudoeste do Pacífico 139,342 33,341 -15.3%
Outros 41,390 44,490 7.5%
Total 942,820 855,254 -9.3%

Fonte: OAG Schedules Analyser

Alguns destinos europeus, entre os quais Portugal estão a beneficiar de uma conjuntura muito favorável e que resulta de um significativo acréscimo de procura com origem na América do Norte e que resulta de alguns constrangimentos que ainda subsistem na Ásia, do fortalecimento do dólar face ao euro e da aposta que as companhias aéreas norte-americanas estão a fazer para estes destinos. Por via dessa conjuntura, Portugal situa-se como o quarto destino mundial de long-haul com maior crescimento, face ao verão de 2019. De modo contrário, estão alguns dos destinos asiáticos que verificarão maiores níveis de perda.

A TAP Air Portugal é fortemente beneficiada na conjuntura atual, muito por via da retoma da operação para o Brasil e substancial reforço para a América do Norte. Numa perspetiva comparada entre o verão de 2019 e o verão de 2023 a TAP ocupa a 3.ª posição no ranking das companhias aéreas mundiais que mais cresceram.

Companhia aérea Verão 2019 Verão 2023 % variação
Air India 7,021 9,934 41.5%
Turkish Airlines 18,949 25,088 32.4%
➤ TAP Air Portugal 8,498 10,996 29.4%
Aer Lingus 7,020 8,700 23.9%
Avianca 4,236 5,119 20.8%
Malaysia Airlines 4,883 5,827 19.3%
Ethiopian Airlines 8,912 10,593 18.9%
United Airlines 52,602 59,505 13.1%
EVA Airways  6,446 7,214 11.9%
LATAM Airlines Group 9,041 9,849 8.9%

Fonte: OAG Schedules Analyser

Em resumo, apesar da redução global de 9% nos voos de longo curso neste verão em comparação com 2019, uma análise mais detalhada do mercado evidencia algumas regiões com desempenho mais favorável. Para além disso, fatores como relações cambiais mais favoráveis, gastos associados a poupanças efetuadas durante a pandemia e o relaxamento tardio das restrições de viagens em algumas partes do mundo, poderão determinar alterações ainda mais profundas, antecipando e reforçando a recuperação das viagens de long-haul.

Saiba mais: The Changing Picture of Long-Haul Travel