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Publicação

setembro 22, 2022

EASA divulga Relatório Ambiental da Aviação Europeia 2022

movimentos aéreos

A EASA – European Union Aviation Safety Agency – acaba de divulgar o seu Relatório Ambiental da Aviação Europeia 2022. O documento analisa o desempenho ambiental do setor nos anos mais recentes, não deixando de centrar a atenção nas seguintes questões:

- Qual é o desempenho ambiental do setor da aviação na europa?

- De que forma deverá esse desempenho evoluir no futuro?

- Que medidas podem impactar positivamente na redução dos níveis de ruído e de emissões?

- Como poderá o setor melhorar o seu nível de proteção ambiental?

 

Números-chave da aviação europeia:

 

  • O número de voos nos aeroportos da UE27 + EFTA aumentou 15% entre 2005 e 2019 para 9,3 milhões, enquanto o indicador passageiros por quilómetro quase duplicou (+90%). No entanto, os voos caíram para apenas 5,1 milhões em 2021 devido à pandemia da COVID-19;
  • Em 98 grandes aeroportos europeus, durante o ano de 2019, 3,2 milhões de pessoas foram expostas a níveis de ruído de aeronaves de 55 dB e 1,3 milhão de pessoas foram expostas a mais de 50 eventos diários de ruído de aeronaves acima de 70 dB. Isso é 30% e 71% a mais do que em 2005, respetivamente;
  • As emissões de CO2 de todos os voos com origem nos aeroportos da UE27+EFTA atingiram 147 milhões de toneladas em 2019, 34% a mais do que em 2005;
  • Os voos de longo curso (acima de 4.000 km) representaram aproximadamente 6% das partidas durante 2019 e metade de todo o CO2;
  • A média de CO2 emitido por passageiro por quilómetro caiu em média 2,3% ao ano para atingir 89 gramas em 2019, o equivalente a 3,5 litros de combustível por 100 passageiros por quilómetro;
  • Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, as emissões foram reduzidas em mais de 50% e a exposição da população ao ruído caiu cerca de 65%, enquanto a média de emissões de CO2 foi reduzida para o nível verificado em 2005;
  • A renovação das frotas pode levar a reduções na exposição total ao ruído nos aeroportos europeus nos próximos 20 anos;
  • Em 2050, prevê-se que as medidas no setor possam reduzir as emissões de CO2 em 69% para 59 milhões de toneladas em comparação com um cenário de “congelamento de tecnologia”.

Relatório Ambiental da Aviação Europeia | 2022