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Publicação

abril 15, 2024
Pedro Pereira
OAG

Evolução da procura de transporte aéreo à escala global – OAG

movimentos aéreos

A ferramenta de tracking utilizada pela OAG que analisa a evolução da capacidade aérea à escala global continua a revelar boas indicações sobre a recuperação do tráfego aéreo no corrente ano. Face aos três anos anteriores, os valores de 2022, têm vindo a ser sempre bastante superiores aos de 2021, suplantaram os resultados de 2020 a partir da 12.ª semana e têm-se gradualmente vindo a aproximar dos resultados de 2019, sobretudo a partir da 28.ª semana, sendo previsível que a maior aproximação de verifique à 44.ª semana.

Capacidade aérea prevista 2022 OAGFonte: OAG

 

Na 1.ª semana de setembro, a oferta global de lugares ficou ligeiramente abaixo dos 100 milhões (97,3 milhões), o que representa uma quebra de 15% face à semana homóloga de 2019 e de 2,8% face à semana anterior.

Contudo, a recuperação global a que vimos assistindo tem ocorrido a diferentes ritmos quando se trata de analisar a origem e destinos dos voos, com uma liderança assinalável dos voos domésticos, em detrimento dos voos internacionais.

Na 1.ª semana de setembro, a capacidade aérea doméstica esteve apenas 8,2% abaixo da semana homóloga de 2019, representando um pouco mais 60 milhões de lugares. As 10 rotas domésticas mais utilizadas localizam-se todas na região Ásia-Pacífico.

 

Voos Domésticos 2022 OAGFonte: OAG

A capacidade aérea internacional na 1.ª semana de setembro esteve muito perto dos 37 milhões de lugares, estando 25% abaixo da semana homóloga de 2019. O aeroporto de Heathrow, Londres é o único aeroporto europeu nas dez rotas internacionais com maior oferta, nas ligações para New York JFK e Dubai.

Voos Internacionais OAG 2022Fonte: OAG

No continente europeu e na 1.ª semana de setembro verificou-se um comportamento misto no que respeita aos voos domésticos relativamente a igual período de 2019, com ganhos de 19% na Europa de Leste e perdas de -12% na Europa Ocidental. No que respeita à oferta de voos internacionais, as perdas são ainda comuns às duas regiões, menos acentuadas na Europa Ocidental, -11% e mais gravosas na Europa de Leste, -29%.

Europa – Total de lugares na 1.ª semana de setembro, variação 2022/2019

Região

Cap. aérea doméstica

Cap. aérea internacional

Europa Ocidental

-12,4%

-10,8%

Europa de Leste

+18,7%

-28,6%

Fonte: OAG

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