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Publicação

junho 17, 2025
Pedro Pereira

Sentimento em relação às viagens dos turistas chineses para 2025 – Dragon Trail

tendências

A Dragon Trail International realizou recentemente mais um dos seus webinars regulares sobre o mercado chinês. Desta vez, o enfoque foi sobre a predisposição e os fatores que a podem condicionar dos turistas chineses para viajar durante o ano de 2025. Apresenta-se seguidamente um resumo dos principais pontos destacados:

1. Tendências Gerais do Turismo Chinês em 2025

O turismo internacional com origem no mercado chinês continua a sua recuperação pós-pandemia com enorme pujança. Em março de 2025, 75% dos entrevistados pela Dragon Trail já haviam viajado ou planeavam fazê-lo para fora da China continental durante este ano, o maior índice desde dezembro de 2022.

A intenção de viajar aumentou significativamente em relação a 2024, com destaque para os feriados da Golden Week (maio e outubro) e as férias de verão como os períodos mais apetecíveis para o efeito.

Os destinos asiáticos lideram a lista de referências: Macau, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Tailândia são os destinos mais visitados ou planeados.

Em crescimento estão destinos da Oceânia: Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Papua Nova Guiné.

A Europa perde capacidade de atração relativamente a anos anteriores, com o interesse em viagens para a Europa a cair de 27% (2024) para 19% (2025).

2. Segurança e Perceções Regionais

A segurança é o fator mais importante para os viajantes chineses quando planeiam uma viagem. Embora a perceção de segurança tenha melhorado globalmente, o Sudeste Asiático, especialmente destinos como a Tailândia, Vietname e Camboja, continuam a ser vistos com desconfiança devido a preocupações com crimes organizados.

Entre os fatores que mais contribuem ativamente para aumentar a sensação de segurança dos turistas chineses contam-se:
54% - avaliações de segurança emitidas pelas autoridades chinesas;
51% - iniciativas locais (nos destinos) de segurança;
28% - serviços médicos e de saúde pública de qualidade;
26% - relatos positivos nas redes sociais.

3. Jornada Digital do Viajante Chinês

A jornada do viajante chinês é altamente digital e social, com plataformas específicas dominando cada etapa:

a)      Inspiração:

·         50% inspiram-se em redes sociais chinesas como Xiaohongshu (RedNote) e Douyin;

·         39% são influenciados por amigos e familiares;

·         30% Agências online chinesas;

·         23% programas de televisão/filmes/documentários;

b)      Planeamento:

·         64% começam a planear com 1 a 3 meses de antecedência;

·         9% começam com um período de antecedência superior a 3 meses;

·         20% planeiam no período 7-14 dias antes da viagem;

·         Nesta fase, focam a sua atenção em aspetos como: segurança (41%), gastronomia (23%), alojamento (21%), atrações (14%) e transportes (11%);

c)      Informação:

·         Ctrip é a principal fonte de informação para maiores de 45 anos;

·         Xiaohongshu domina entre os jovens entre os 18–34 anos;

d)      Reserva:

·         Ctrip lidera em pacotes completos (71%) e reservas de voos/hotéis (66%);

·         As plataformas sociais são usadas por 35% para pacotes, por 21% para reservas de hotel e voos, e 22% para produtos individuais;

e)      Compartilhamento:

·         94% partilham as suas experiências online, principalmente no WeChat Moments (52%), Xiaohongshu (47%) e Douyin (45%).

 

4. Sustentabilidade: Uma Perspetiva Cultural

A sustentabilidade é valorizada, mas entendida de forma diferente na China. Em vez de colocarem o foco nas emissões de carbono, os viajantes chineses associam sustentabilidade a fatores como:

Por outro lado, consideram que os principais obstáculos à adoção de práticas sustentáveis em viagens são:
50% - falta de rotulagem clara;
44% - dificuldade em encontrar produtos sustentáveis;
42% - preço elevado.

Contudo, 79% dos inquiridos estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, embora a maioria só aceita um acréscimo de até 5%. Uma maioria clara (62%) gostaria que as agências oferecessem produtos sustentáveis mais atrativos e com recompensas.

Fonte: Dragon Trail International, webinar “It’s time to connect with China’s travel market”, abril 2025

Aceda ao relatório completo: Sentimento em relação às viagens dos turistas chineses para 2025 – Dragon Trail