TravelBI
Home / Golfe / Quinta do Lago realiza forte investimento rumo a uma maior sustentabilidade da sua atividade

Publicação

maio 11, 2022
Pedro Pereira

Quinta do Lago realiza forte investimento rumo a uma maior sustentabilidade da sua atividade

Golfe

A Quinta do Lago vai substituir a relva dos campos de golfe (muito dependentes de água) por uma opção mais sustentável e adaptada a climas quentes, como é caso do Algarve, criou ainda a Q Farm, uma quinta que pretende abastecer a cozinhas dos restaurantes do empreendimento e passou a organizar passeios guiados de descoberta e sensibilização para a vida animal nos campos e áreas adjacentes.

Situada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, um dos mais antigos resorts de luxo do Algarve, a Quinta do Lago, desenvolveu um programa estruturado de gestão ambiental contemplando várias linhas estratégicas de intervenção que incluem o fornecimento de produtos orgânicos cultivados em todos os seus restaurantes, melhoramentos nos processos de irrigação e no tratamento da água, introdução de plantas autóctones nos campos de golfe e áreas envolventes, para promover a natureza circundante e o apoio à comunidade local, procurando inspirar a um modo de vida sustentável e em contacto com a natureza.

A Quinta do Lago adotou um programa estruturado de gestão ambiental denominado OnCourse, gerido pela GEO Foundation, Organização Ambiental do Golfe, única organização internacional sem fins lucrativos, que se dedica a fornecer um sistema de padrões de sustentabilidade, programas de apoio, reconhecimento e desenvolvimento de capacidades para a indústria do golfe.

No momento, a maior parte do investimento, no valor de sete milhões de euros, está direcionado para a renovação do South Course, de modo a não só, elevar a experiência de jogo, mas a procurar colocar a Quinta do Lago na vanguarda do golfe com consciência ambiental, tornando-o num exemplo de boas práticas. Entre as principais alterações introduzidas destacam-se os sistemas de irrigação de última geração, que procuram maximizar a eficiências dos recursos hídricos, reduzindo a utilização de recursos não renováveis; a plantação de espécies autóctones, de modo a aumentar a biodiversidade; colocação de "hotéis" de insetos.

A renovação em curso no South Course está a impulsionar a nova estratégia ambiental e incorpora um plano de três níveis: fomentar a natureza, conservar recursos e apoiar a comunidade. Esta renovação, focada nos valores ambientais, integra ainda novas bombas no lago para reduzir em 20% o consumo de energia, melhorar a irrigação e qualidade da água e introduzir plantas autóctones em redor dos campos de golfe, de forma a controlar a propagação de espécies exóticas invasoras.

Ainda nos campos de golfe, o próximo passo é substituir a relva existente nos campos de golfe do resort, pouco adaptada às condições climatéricas do Algarve, por uma opção mais sustentável e com características mais adaptadas ao clima local, menos exigentes em água e produtos fitosanitários. Em 2020, o resort conseguiu já reduzir a área irrigada nos campos do Laranjal e South e tem agora uma nova frota de buggies completamente elétrica.

ara além da intervenção nos campos de golfe, o resort tem em curso outras iniciativas de sustentabilidade, que passam por uma maior integração com a comunidade local, a redução da utilização de plástico e ainda a novíssima Q Farm, uma quinta agrícola criada no coração da propriedade que visa abastecer os doze restaurantes do empreendimento, com produtos frescos e produzidos localmente, ajudando assim à prossecução do objetivo de zero desperdício nas cozinhas e a melhorar os menus com mais opções vegan e ambientalmente equilibradas. A Q Farm ocupa uma área de 2.300 m2, parte dos quais em estufa, com vegetais sazonais, ervas aromáticas, flores comestíveis e algumas frutas, num total de mais de quarenta espécies. Com uma prática de agricultura orgânica, que prioriza a rotação de culturas e o uso de compostagem.

Quinta do Lago investe sete milhões para ter golfe mais sustentável no  Algarve – ECO

Foto – Q Farm, Quinta do Lago​

 

Ainda como parte da estratégia de sustentabilidade desenvolvida pela Quinta do Lago, procura-se estimular o envolvimento e aproximação da comunidade aos valores naturais em presença. Para tal, são organizados passeios guiados pelos campos de golfe, de forma a descobrir a diversidade da vida selvagem local e procede-se à libertação de espécies locais, designadamente, tartarugas, no meio ambiente. Foi ainda disposta sinalética temática nos campos de golfe, com a utilização de painéis de informação sobre a vida animal, para informar os jogadores sobre as espécies que podem encontrar nos campos de golfe.

 

Fontes: https://www.quintadolago.com/; Revista Unique, n.º 47, Quinta do Lago