TravelBI
Home / Golfe / Golfe: prevenção de resíduos de plástico é aspeto mais relevante para jogadores alemães

Publicação

dezembro 09, 2022
Pedro Pereira

Golfe: prevenção de resíduos de plástico é aspeto mais relevante para jogadores alemães

Golfe

No último verão, a Golf Sustainable e a Universidade de Bundeswehr desenvolveram, em Munique, o inquérito “Golfe e Sustentabilidade”, tendo abordado a importância da prevenção do desperdício de plástico, a biodiversidade, a gestão da água, a neutralidade carbónica e a mobilidade elétrica. A prevenção do desperdício de plástico recebeu os maiores índices de atenção dos golfistas alemães. 

Segundo o Prof. Dr. Christopher Huth, do Departamento de Gestão Desportiva daquela universidade, o objetivo do inquérito sobre o tema “golfe e sustentabilidade”, era o de fornecer uma análise inicial das atitudes e comportamentos entre os jogadores de golfe. Os resultados evidenciam que o tema “sustentabilidade”, nas suas diversas facetas, parece estar bastante presente na mentalidade dos golfistas, mas que em algumas outras áreas ainda precisa ganhar maior relevância.

O tema da gestão da água é aquele em que os golfistas veem necessidade de introdução de maiores mudanças nas ações. Apenas 4% dos inquiridos ainda consideram correta a utilização de água potável para aspersão de campos de golfe; 58% disseram que também continuarão a jogar em fairways “não tão verdes”, desde que não haja partes sem relva; 28% dos entrevistados também parecem aceitar o pagamento de um fee mais elevado ou uma “taxa verde” maior para a adoção de sistemas de rega mais eficientes.

Os golfistas entrevistados deram menos importância a outas duas questões: a neutralidade carbónica e o recurso a energias renováveis. Menos de um terço (31%), concordaram que o uso de energia renovável nos campos de golfe seria importante para eles. Por outro lado, a neutralidade carbónica também é relevante para uma minoria de jogadores, apenas para 16%, considera este fator ao selecionar um destino para férias de golfe.

Ao mesmo tempo, a mobilidade elétrica nos campos de golfe ainda não é um fator que preocupe muitos golfistas. Apenas 14% dos entrevistados usam automóveis elétricos para as suas deslocações, enquanto 26% dos golfistas esperam que as instalações de apoio aos campos de golfe tenham um posto de carregamento elétrico.

Segundo os autores do estudo, a questão da sustentabilidade vai preocupar cada vez mais os gestores dos campos de golfe, no futuro, à medida que for aumentando a premência de adoção de novas medidas de combate às alterações climáticas. Também por isso se torna interessante um instrumento de medição das atitudes dos golfistas. Os autores do estudo assumem, igualmente, que as atitudes dos jogadores de golfe em relação a tópicos específicos podem mudar com relativa rapidez se os efeitos das mudanças climáticas se intensificarem. À medida que as questões se agudizam verifica-se uma crescente consciencialização de responder de forma consentânea.

Fonte: Golf Sustainable