TravelBI
Home / Golfe / Clube de Golf do Santo da Serra – Implementação de sistema de rega inovador, rumo à sustentabilidade

Publicação

maio 11, 2022
Pedro Pereira
Federação Portuguesa de Golfe

Clube de Golf do Santo da Serra – Implementação de sistema de rega inovador, rumo à sustentabilidade

Golfe

Implementação de novo sistema de gestão de recursos hídricos permitirá a redução de 2/3 dos atuais consumos

O sistema de rega atual do Clube de Golf do Santo da Serra foi instalado durante os anos 80, pelo que o mesmo se encontra antiquado e desfasado face às atuais tendências de gestão de recursos naturais e sustentabilidade ambiental. Após uma auditoria realizada por empresa especializada na projeção de sistemas automatizados de rega em campos de golfe, constatou-se que o atual sistema de rega, necessita de 2,200m3 / dia de água para manter as superfícies relvadas em condições adequadas. A proposta técnica de intervenção tem como objetivo passar o consumo de água para os 750m3/dia, reduzindo em cerca de 2/3 os consumos atuais. Trata-se de uma solução inteligente e mais eficiente, que contempla ainda a redução significativa das áreas relvadas atualmente regadas, mas consideradas não essenciais. 

Para tal, foi concebido um sistema integrado de telegestão que será pioneiro na gestão hidráulica em campos de golfe. O dispositivo irá permitir uma monitorização em tempo real de toda a ramagem do sistema, e em caso de qualquer fuga, irá indicar a sua localização exata, evitando deste modo perdas de água. O sistema de telegestão está ainda munido de sensores de humidade inteligentes, capazes de detetar a necessidade de regar, ou não, em determinadas áreas relvadas do campo. 

Numa ação complementar, mas que se pretende integrada em todo o sistema a instalar, estão a ser desenvolvidos esforços para a reabilitação das quatro lagoas existentes no campo, que através da captação de forma natural das águas pluviais e da criação de um sistema de interligação entre as mesmas, vai permitir a utilização dessa mesma água na rega do campo quando necessário e reforçar a água disponível para regadio em zonas próximas do campo, apoiando assim os pequenos agricultores locais.  Estima-se que a capacidade instalada das lagoas seja da ordem dos 40,000 m3.

Com este investimento de 1,5 milhões de euros, que se estima pronto num prazo de sete meses, está-se a valorizar o campo, ao mesmo tempo que se o capacita a estar apto a funcionar durante todo o ano.

A Federação Portuguesa de Golfe, através do seu Presidente, felicitou o Clube de Golf do Santo da Serra, afirmando a sua posição de liderança em termos de sustentabilidade no conjunto dos campos de golfe nacionais, tanto mais que para além da evidente componente ambiental, o projeto foi desenvolvido e irá ser implementado por uma empresa local e dele poderão ser beneficiadas algumas atividades económicas localizadas na sua vizinhança.

Fontes: http://portal.fpg.pt; www.golftattoo.com; www.sapo.pt; RTP;

Vídeo RTP https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/golfe-com-novo-sistema-de-rega-video_55936