TravelBI
Home / Turismo Internacional / Relatório de perspetivas globais e guia de inovação em viagens e turismo

Publicação

novembro 14, 2022
Pedro Pereira
Euromonitor International

Relatório de perspetivas globais e guia de inovação em viagens e turismo

turismo internacional

A Euromonitor divulgou o seu mais recente relatório sobre as perspetivas de evolução para o setor de viagens e turismo, bem como das inovações capazes de robustecer a atividade.

O setor apresentou um crescimento acima do esperado durante o corrente ano, mas não de forma uniforme entre as diferentes regiões mundiais. As regiões e os países que mais cedo e de forma consequente reabriram as fronteiras ao turismo internacional foram os que mais recuperaram, enquanto que a Ásia-Pacífico, com especial enfoque na China, viram a sua reabertura muito retardada devido à persistência de surtos de Covid-19 e a Rússia, em virtude da guerra coma Ucrânia, foram os mais negativamente atingidos, quer enquanto mercados de destino, quer como emissores de turistas para outras regiões mundiais.

Evolução e previsão futura de gastos no turismo mundial

Apesar do crescimento do setor ao longo de 2022, são várias as ameaças à continuação desta tendência em 2023. A inflação que se faz sentir a nível internacional, devida em grande parte ao aumento dos custos da energia, nas suas diferentes formas, das matérias-primas industriais e dos bens alimentares, terá sérias consequências nos orçamentos familiares, criando situações de menor capacidade para realizar gastos não essenciais. Adicionalmente, as empresas do setor estão a ser afetadas por um elevado nível de carência de mão de obra que tem reflexos nos seu custo de operação, o que a ser refletido nos preços ao consumidor, acabará por fazer aumentar ainda mais os preços.

Fatores que mais impactam negativamente o crescimento atual do turismo mundial

Uma temática cada vez mais associada ao setor é a sustentabilidade. Mas para além da retórica habitual sobre a preocupação com a preservação dos valores ambientais, com o bem-estar das comunidades locais, com simples reciclagem ou reutilização de materiais, importa dar o passo em frente e aqui importa tentar aferir o grau de adesão dos potenciais viajantes, percecionando o grau de predisposição para assumir custos adicionais para adquirir produtos ou serviços mais sustentáveis. No inquérito realizado pela Euromonitor cerca de 60% dos entrevistados mostram-se disponíveis para suportar algum aumento de custos para terem a garantia de estarem a consumir de forma mais sustentável.

 

Predisposição para pagar mais para ter acesso a produtos e serviços sustentáveis

Relatório completo: White Paper Travel | Innovation in Travel and Hospitality