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Publicação

fevereiro 20, 2024
Pedro Pereira
European Travel Comission

Long-Haul Travel Barometer 1/2024

turismo internacional

A ETC – European Travel Commission acaba de divulgar a 1.ª vaga de 2024 (janeiro-abril), dos resultados do seu barómetro de viagens Long-Haul, num dos seus mais recentes inquéritos com periodicidade quadrimestral. Os mercados-alvo deste estudo são: Brasil, China, Japão, Rússia, Estados Unidos da América e Coreia do Sul. A amostra é constituída por 1000 entrevistas online a potenciais viajantes, considerados representativos para cada um dos mercados. Anualmente serão analisados três horizontes temporais de viagem: janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro.
Este novo barómetro pretende, em cada momento, avaliar:

  • Intenções de viajar para fora da sua região de residencial habitual;
  • Preocupações e dificuldades relativamente às viagens;
  • Critérios relevantes para a seleção dos destinos de viagem;
  • Preferências de viagem no que respeita aos destinos, tipo de experiências e modos de transporte.

Os resultados deste 1.º barómetro 1/2024 recaem sobre o período janeiro-abril. Conclusões: 

Em 2024, a intenção de realizar viagens internacionais com destino à Europa é de um modo geral positiva nos mercados analisados, com níveis particularmente elevados entre brasileiros, australianos, canadianos e coreanos. 

Estas conclusões estão em grande parte alinhadas com os resultados do ano passado, mas há uma mudança positiva no Japão, onde +5% da população expressa agora a intenção de viajar para destinos de longa distância. Em contrapartida, a China destaca-se como o único mercado que regista uma diminuição significativa de -14% no número de indivíduos que planeiam realizar viagens de longa distância em 2024. Ao contrário de outros mercados, o enfraquecimento do interesse da China no destino Europa não é motivado nem por preocupações com os elevados custos de viagem, nem com o crescente interesse por outras regiões do mundo. Em vez disso, é determinado por fatores como o tempo limitado de férias e a preferência por viagens intra-regionais. 

 

Uma tendência diferente emerge na Coreia do Sul, mercado em que perto de metade dos inquiridos (45%) expressam um sentimento positivo em relação à possibilidade de viajar para a Europa este ano. Ainda assim, outra parte significativa (27%) demonstra uma forte vontade de viajar para destinos não europeus. Os motivos mais citados para evitar a Europa em 2024 incluem preocupações relativas aos elevados custos de viagem, tempo de férias limitado e curiosidade sobre outras regiões globais.

Os inquiridos canadianos e australianos demonstram um interesse comparativamente maior em explorar destinos não europeus. Os canadianos parecem dar primazia aos destinos caribenhos, enquanto os australianos tendem a procurar locais do Sudeste Asiático e da América do Norte.

Fatores que valorizam a Europa na hora de escolher o destino de férias

Os destinos europeus são reconhecidos por oferecem elevados níveis de segurança, atrações icónicas e bons equipamentos e infraestruturas, que se espera venham a constituir fatores de atração para viajantes estrangeiros durante 2024.

Numa análise mais detalhada aos maiores mercados emissores de longa distância para a Europa, distinguem-se alguns aspetos mais relevantes:
     - Mercados focados na acessibilidade: Canadá, EUA e Austrália destacam-se como mercados líderes, seguidos do Japão e do Brasil;  
     - Motivados pelo clima: a China e a Austrália emergem como os mercados mais motivados pelo clima, apresentando uma apreciação partilhada pelas condições climáticas agradáveis; 
     - Orientados para a preservação: Coreia do Sul e China demonstram uma posição mais forte quando o aspeto analisado são as características naturais e herança cultural, bem como o reconhecimento dos esforços para a sua preservação. Os viajantes oriundos destes mercados apreciam os esforços feitos pelos destinos para manter a sua autenticidade. 

Relatório completo: Long-Haul Travel Barometer 1/2024