TravelBI
Home / Turismo Internacional / European Tourism Trends & Prospects | Q4/2021

Publicação

abril 04, 2022
Pedro Pereira
European Travel Comission

European Tourism Trends & Prospects | Q4/2021

turismo internacional

A European Travel Comission (ETC) divulgou o seu relatório trimestral sobre o Turismo na Europa no quarto trimestre de 2021. ​A presente edição do relatório European Tourism Trends & Prospects continua a acompanhar o impacto da pandemia Covid-19 no sector das viagens e turismo e de forma mais abrangente em todo o ambiente económico.

Em 2021, a forte campanha de vacinação na Europa, a implementação do Certificado Digital Covid-19 da UE e a flexibilização das restrições de viagem permitiram a libertação da procura de viagens reprimida durante a vigência de restrições mais severas e uma tentativa de retoma do turismo. Mas o surgimento da variante Omicron no final do ano e as elevadas taxas de infeção registadas, obrigaram à imposição de novas restrições de mobilidade que interromperam uma possível recuperação.

Os dados de 2021 estimam uma diminuição de 62% nas chegadas de turistas à Europa em relação aos níveis verificados em 2019, embora os dados finais ainda não estejam disponíveis. Espera-se que a recuperação económica continue em 2022, mas a evolução da variante Omicron terá implicações no crescimento, que será um pouco mais moderado, pelo menos no primeiro trimestre.

Apesar das contingências, de algum grau de indefinição e da persistência de falta de coordenação internacional, as perspetivas de viagens para a Europa permanecem positivas, com a procura projetada para 2022 apenas 20% abaixo dos níveis pré-pandemia, em parte impulsionada pela procura de viagens domésticas e intraeuropeias. Espera-se que as viagens domésticas a realizar em 2022 ultrapassem os máximos pré-pandemia, enquanto a rápida procura intrarregional, impulsionará a melhoria nas viagens internacionais.

No que respeita às viagens transatlânticas, regista-se a sua reabertura em novembro de 2021 e, embora algumas restrições tenham sido novamente implementadas, em resposta à rápida disseminação da variante Omicron, o progresso contínuo da taxa de vacinação e as melhorias no tratamento devem permitir um restabelecimento progressivo ao longo de 2022.

Em média, o setor de viagens europeu depende mais dos fluxos transatlânticos do que os EUA e deverá beneficiar da restauração da capacidade e da confiança. Espera-se que a quota dos EUA no turismo europeu regresse aos níveis pré-pandemia, com relativa rapidez e antes da procura de outros mercados de longa distância, como a Ásia-Pacífico, com uma melhora significativa prevista para este ano.

Embora alguns dos piores temores iniciais sobre a Omicron se tenham revelado infundados, o grande e inesperado aumento nos casos globais de Covid-19 está ainda a causar um comportamento mais cauteloso por parte das pessoas e maior interrupção dos negócios do que o previsto. É esperado um crescimento do PIB mundial de 4,2% em 2022.

Saiba mais