TravelBI
Home / Turismo em Portugal / World’s Best Vineyards 2023

Publicação

agosto 24, 2023
Pedro Pereira

World’s Best Vineyards 2023

Enoturismo

A World’s Best Vineyards divulgou recentemente a classificação de 2023 das 100 melhores unidades de enoturismo à escala mundial. A notoriedade crescente do enoturismo, bem como de um conjunto mais vasto de atividades conexas, normalmente sob a designação “gastronomia e vinhos”, justifica o aparecimento de um número cada vez maior de referências na imprensa, quer da especializada, quer da generalista, capaz de alcançar públicos mais vastos.

No entanto, este interesse crescente pela atividade traz novas responsabilidades para os produtores de vinho que se propõem a acolher visitantes, para quem opera no setor turístico e garante que os turistas são acolhidos num ambiente de qualidade e capaz de gerar elevados índices de satisfação, mas também para os poderes públicos regionais e nacionais com responsabilidade na definição e orientação de políticas que permitam o desenvolvimento do enoturismo.

Este é um produto que pode ser verdadeiramente diferenciador e criador de valor, sobretudo em regiões do interior, em que frequentemente se torna no maior ativo turístico, em conjunto com os valores paisagísticos e naturais, capaz de suscitar interesse e fomentar fluxos turísticos. Como se trata de uma atividade que não movimenta grandes quantidades de visitantes em simultâneo é perfeitamente compatível com a preservação dos valores naturais e culturais existentes, sendo um potencial contribuidor para a sustentabilidade das regiões, nos seus três pilares: Ambiental, Económico e Social.

Face à edição anterior, as principais alterações são a subida de nomeações da França, com a introdução das casas produtoras de champagne, que até aqui não constavam, e a ascensão de dois destinos sul-americanos: Argentina e Chile. Perdendo a liderança absoluta que tinha coma França em número de nomeações, Portugal posiciona-se no 4.º lugar mundial e 2.º europeu, à frente de dois dos seus maiores concorrentes: Itália e Espanha.

Por continentes, a Europa lidera absolutamente com mais de metade do total das escolhas (52), seguindo-se as Américas (30) e a Oceânia (8). No continente europeu, a esmagadora maioria de adegas localiza-se no sul, onde se incluem os países que maior número de nomeações conseguiram França (17), Portugal (9), Itália (7) e Espanha (6). Fora desta região mundial, apenas a Argentina (11) e o Chile (10) conseguiram um elevado número de adegas distinguidas.

Note-se que sendo a elevada qualidade um marco de todos os projetos, no caso português essa mesma qualidade é ainda mais reconhecida, pois 4 dos 9 projetos ficaram classificados no Top-50

 

Fonte: World’s Best Vineyards - 2023.