Publicação
Turismo em Portugal | 2023
Em 2023, a atividade turística em Portugal atingiu novos recordes históricos nos principais indicadores: dormidas, hóspedes e receitas. Este crescimento também teve impacto noutros indicadores como as taxas de ocupação, a sazonalidade, os proveitos na hotelaria e os fluxos dos aeroportos.
Ao nível da procura foram atingidos novos máximos do número de hóspedes e no número de dormidas tando do mercado nacional, como dos mercados internacionais. A procura internacional continua a ser liderada pelos mercados europeus, que representaram 76% da procura, registando um aumento homólogo de +10%. A segunda região mais representativa é a América do Norte, que representa quase 10% do total e que teve um crescimento de +38% face a 2022. Destaque ainda para as elevadas taxas de crescimento homólogo de outras origens com menores quotas de mercado, como a Oceânia que cresceu +118% e a Ásia +52%.
A nível regional note-se que todas as regiões tiveram um aumento da atividade face a 2022, registando máximos históricos nos principais indicadores. O Algarve foi a única região que não conseguiu ultrapassar o número de dormidas registado em 2019, ficando, contudo, muito perto daquele valor. A procura teve um crescimento entre 10% e 15% em dormidas e em hóspedes em todas as regiões, com exceção do Algarve. Ao nível das taxas de ocupação, o maior destaque é para a Madeira que ultrapassou os 80%, seguida por Lisboa com 72% de taxa de ocupação quarto.