TravelBI
Home / Turismo em Portugal / Portugal e França lideram lista de melhores unidades de enoturismo do mundo

Publicação

fevereiro 16, 2023
Pedro Pereira

Portugal e França lideram lista de melhores unidades de enoturismo do mundo

Turismo de Portugal

O enoturismo tem vindo a ganhar uma relevância crescente, tanto internacionalmente, como em Portugal. Trata-se de um produto que foi criado para um segmento de mercado específico, mas que se desenvolveu, atingindo novos públicos. Desse modo, tem-se verificado um crescente interesse pela experiência turística e pelo potencial do enoturismo em áreas rurais. No entanto, a experiência turística fornecida é ainda muito pouco diversificada devido a abordagens muito diferentes das casas produtoras. Em todo o caso, a opção pelo desenvolvimento deste tipo de oferta deverá ser sempre capaz de gerar novos polos de atração nos territórios e mais valor, seja através da criação de emprego direto, seja através da capacidade de atrair nova procura turística para os territórios em que se inserem e fazê-lo propiciando experiências turísticas enriquecedoras e sustentáveis. 

Nesse âmbito e com esses pressupostos, a World’s Best Vineyards divulgou a classificação de 2022 das 100 melhores unidades de enoturismo à escala mundial

Por continentes, a Europa lidera absolutamente com mais de metade do total das escolhas (54), seguindo-se a América do Sul (16) e a Oceânia (10). No continente europeu, a esmagadora maioria de adegas localiza-se nos países do sul, onde se incluem os países que conseguiram maior número de nomeações: Portugal e França (11), Itália (9) e Espanha (6). Fora desta região mundial, apenas a Argentina (9) e os Estados Unidos da América (7), conseguiram elevados números de adegas eleitas. 

Note-se que sendo a elevada qualidade um marco de todos os projetos, no caso português essa mesma qualidade é ainda mais reconhecida, pois 8 dos 11 projetos ficaram classificados no Top-50. Melhor apenas conseguiu a França com 10 projetos entre os 50 melhores.