TravelBI
Home / Turismo em Portugal / Intenções de Viagens para Portugal - Wave 18 | 2024

Publicação

maio 22, 2024
Patrícia Seguro , Paulo Belchior
European Travel Comission

Intenções de Viagens para Portugal - Wave 18 | 2024

comportamento do consumidor

A European Travel Commission (ETC) publicou o 18.º relatório, de um conjunto iniciado em setembro de 2020, com o objetivo de avaliar as intenções de viagens de curto prazo dos viajantes europeus em 10 mercados de origem, dentro da Europa.

Segundo o inquérito Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel, a alta inflação (22%) e a situação financeira (17%) continuam a ser das principais preocupações. Para gerir os aumentos verificados com as viagens, os europeus têm adotado várias estratégias, como viajar em épocas baixas (17%), escolher destinos mais económicos (13%) ou marcar com mais antecedência (12%).

74% dos europeus adaptaram o seu comportamento à crise climática, evitando temperaturas extremas (17%), procurando destinos mais estáveis em termos de condições climáticas (15%) ou monitorizando as previsões do clima, antes de finalizarem os seus planos (15%).

Portugal subiu a sua posição enquanto destino europeu preferido para a próxima viagem, encontrando-se no 6.º lugar, quando no relatório anterior estava na 9.º posição. 

Para os inquiridos europeus que têm Portugal nos planos de viagem para os próximos seis meses, 12% são visitantes repetidos que já tinham visitado Portugal e 24% são visitantes novos. Portugal é dos países que irá receber mais visitantes que nunca tinham visitado o destino, apenas ultrapassado pela Grécia com 27%.