TravelBI
Home / Turismo em Portugal / Intenções de Viagens para Portugal - Wave 17 | 2023

Publicação

outubro 30, 2023
Patrícia Seguro , Paulo Belchior
European Travel Comission

Intenções de Viagens para Portugal - Wave 17 | 2023

comportamento do consumidor

A European Travel Commission (ETC) publicou o 17.º relatório, de um conjunto iniciado em setembro de 2020, com o objetivo de avaliar as intenções de viagens de curto prazo dos viajantes europeus em 10 mercados de origem, dentro da Europa.

Segundo o inquérito Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel, as questões financeiras são a principal preocupação dos inquiridos: 22,3% manifestam receio quanto a aumento do preço das viagens e 15,8% estão preocupados com as suas finanças pessoais. Ainda assim, 68% dos europeus planeiam fazer pelo menos uma viagem nos próximos seis meses e 45% acreditam que vão usufruir da mesma duração de férias que tiveram no ano anterior. 

Para os meses mais frios, os europeus preferem city breaks (19%), destinos culturais e com património (17%) e atividades de natureza/outdoor (14%), sobretudo para poderem experimentar a gastronomia local (16%), explorar a vida local (15%) e aprender mais sobre história e cultura (13%). 

No que respeita à seleção de destinos, o TOP3 de critérios é liderado pelo clima agradável (19%), seguindo pelas oportunidades de bons preços de viagens (17%) e pelo acolhimento da comunidade local (12%).

Portugal mantém-se no TOP 10 de destinos europeus preferidos para a próxima viagem com uma percentagem semelhante à registada no relatório anterior, mas duas posições abaixo. Para os inquiridos europeus que têm Portugal nos planos de viagem para os próximos seis meses, sol e praia são a preferência dos turistas suíços, britânicos e polacos; destinos culturais continuam a ser os mais escolhidos por italianos e franceses; e as opções de gastronomia e enoturismo suscitam maior interesse entre austríacos e alemães.