TravelBI
Home / Turismo em Portugal / Centro, Sul e Açores são as regiões mais procuradas para praticar mergulho

Publicação

setembro 27, 2022
Patrícia Ramos

Centro, Sul e Açores são as regiões mais procuradas para praticar mergulho

turismo em portugal

A maioria dos praticantes de mergulho que escolhem Portugal chegam por recomendação de amigos (59%) e quase todos têm intenção de voltar (99%). A conclusão é do barómetro de mergulho International Survey, um inquérito realizado no âmbito da Diving Talks, o maior encontro sobre o setor que se realiza entre 7 e 9 de outubro, em Tróia.

No mundo, o mergulho mobiliza, sobretudo, praticantes do género masculino (83%), que viajam em média até uma semana (49%) e que gastam entre mil e 2.500€ (56%). O estudo acrescenta que perto de sete em cada dez inquiridos planeia diretamente a sua viagem, 43% opta por alojamento em hotel e 79% aproveita a deslocação para fazer outras atividades, além do mergulho.

No que respeita aos profissionais de mergulho, quase metade tem até 50 alunos por ano; oito em cada dez disponibiliza “batismo de mergulho”; e 50% trabalham num centro de mergulho e 39% numa escola de mergulho. Perto de oito em cada dez profissionais optam por saídas de mergulho com menos de 12 mergulhadores.

Dos inquiridos internacionais neste barómetro, realizado em junho em todos os continentes, mais de quatro em cada dez conhece locais de mergulho em Portugal e destes 93% já fizeram mergulho no País. As regiões Centro (26%) e Sul (25%) e as ilhas dos Açores (21%) foram a escolha da maioria dos viajantes. Além da prática de mergulho, 73% realizaram outras atividades, como visitas à região (51%), atividades náuticas (43%), BTT e todo-o-terreno (40%) e visitas culturais (35%).

Consulte o estudo completo.