Publicação
UN Tourism disponibiliza nova ferramenta de autoavaliação para os destinos em áreas rurais
A Ferramenta de Autoavaliação da UN Tourism para ajudar os destinos rurais (STAR) permite que as autoridades públicas locais nos destinos rurais sejam capazes de autoavaliar e quantificar o seu nível de desenvolvimento turístico. Esta nova ferramenta fornece ainda recomendações adaptadas às necessidades, comparando diferentes destinos e gerando dados e sugestões para que as entidades que gerem os diferentes destinos possam melhorar as políticas de turismo sustentável e inclusivo.
Por ocasião do lançamento desta nova ferramenta, o Secretário-Geral da UN Tourism, afirmou que a STAR constitui um ponto de viragem para os destinos rurais, capacitando as autoridades locais com uma ferramenta que lhes permite autoavaliar as suas políticas e medidas, proporcionando ideias viáveis que incentivem o desenvolvimento do turismo sustentável e contribuindo para o crescimento global das comunidades rurais.
A ferramenta está já disponível para todos os destinos rurais nos países membros da UN Tourism. É oferecida às autoridades locais interessadas em quantificar o desenvolvimento do seu turismo que podem assim aceder a um guia de recomendações adaptado às suas necessidades para colocar em prática um modelo de turismo sustentável, inclusivo e inteligente nos seus destinos. Os principais recursos do STAR incluem:
• Autoavaliação: Os destinos rurais podem autoavaliar as suas políticas e iniciativas através de uma série de indicadores que abrangem cinco áreas: governação do turismo; sustentabilidade económica, social e cultural; sustentabilidade ambiental; o desenvolvimento turístico; e infraestruturas. Graças a esta ferramenta de autoavaliação, as partes interessadas podem-se concentrar no planeamento estratégico, marketing e promoção, formação e educação, formulação de políticas, diversificação de produtos e serviços, infraestruturas, preservação ambiental e cultural, colaboração com agentes locais, acesso a financiamento, dados ou quantificação de resultados, entre outros aspetos;
• Recomendações adaptadas às necessidades: a ferramenta oferece um guia com recomendações ajustadas aos utilizadores com recomendações de acordo com os padrões da UN Tourism, tendo em conta as características únicas dos destinos rurais;
• Comparabilidade: a ferramenta facilita a avaliação dos destinos nas suas diversas componentes, designadamente, fornecendo apoio às autoridades locais na comparação de políticas e práticas,
• Dados e sugestões: a ferramenta digital torna possível todas as abordagens referidas, através da disponibilização de uma exaustiva recolha de dados junto dos países membros, através da análise aprofundada dos destinos que realizam a avaliação. A STAR destaca os pontos fortes e fracos dos governos locais em relação às políticas, estratégias e intervenções turísticas, preparando o terreno para as autoridades locais, regionais e nacionais introduzem melhorias nas zonas rurais.
A STAR é uma parte integrante do trabalho que a Un Tourism vem desenvolvendo em prol do desenvolvimento das áreas rurais. No seu programa para as áreas rurais a UN Tourism o turismo é concebido como um motor de desenvolvimento rural e de bem-estar, valorizando a salvaguarda dos meios rurais, paisagens, sistemas de conhecimento e diversidade cultural. Está em linha com os ODS através da promoção de abordagens inovadoras e transformadoras para o desenvolvimento do turismo nos destinos rurais.