TravelBI
Home / Sustentabilidade / Turismo e Desenvolvimento Rural: Uma perspetiva política

Publicação

maio 31, 2023
Pedro Pereira
Organização Mundial do Turismo

Turismo e Desenvolvimento Rural: Uma perspetiva política

sustentabilidade

O turismo tem um elevado potencial para estimular o crescimento económico e promover a mudança social nas zonas rurais dado que contribui para as economias locais, apoia outras cadeias de valor de produtos, distribui os benefícios numa base sazonal e geográfica e promove a conservação do património cultural e natural. Através do Programa de Turismo para o Desenvolvimento Rural da OMT, procura-se otimizar essas e outras oportunidades que o turismo pode trazer para as áreas rurais. Para traçar ações adequadas e desenvolver iniciativas de impacto, é fundamental ter conhecimento e dados sólidos que ajudem a subsidiar e acompanhar a evolução dessa importante agenda.

A presente publicação destaca o modo como os estados-membros da OMT percecionam o papel que o turismo desempenha na promoção do desenvolvimento rural, incluindo os desafios e oportunidades, bem como as principais políticas e instrumentos existentes nos seus países. As conclusões apresentadas foram compiladas a partir de um inquérito lançado em regiões rurais entre um grupo alargado de estados-membros da OMT, realizada entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. Os resultados agora apresentados referem-se aos 79 países que responderam ao inquérito.

O turismo rural é uma prioridade para os países que responderam à pesquisa por várias razões, incluindo o fato de ser comumente reconhecido como um meio para alcançar o desenvolvimento rural e sustentável. As respostas destacaram que o turismo nas áreas rurais pode ter um impacto positivo por meio de mecanismos de partilha e redistribuição dos benefícios ao longo da cadeia de valor do turismo. No entanto, apenas 20% dos países pesquisados possuem políticas específicas e sistemas de apoio ao turismo rural.

De acordo com o inquérito, o maior desafio para o desenvolvimento rural através do turismo é a carência ou insuficiência de infraestrutura daquelas áreas. As deficiências em estradas, portos, aeroportos e outras infraestruturas que permitem o acesso às áreas rurais foram o desafio mais vezes referido pelos países que responderam ao inquérito. A natureza remota de muitas áreas rurais, juntamente com as difíceis condições do terreno, amplifica esta limitação.

Aspetos de caracter económico e social estiveram entre as oportunidades reconhecidas mais frequentemente, podendo ser trazidas pelo turismo para o desenvolvimento rural. Neste espectro, a criação de novos postos de trabalho, a melhoria das condições de vida e o combate ao despovoamento nas zonas rurais foram frequentemente referidos. Foram ainda referidas as oportunidades ligadas à conservação e valorização dos recursos culturais e naturais.

Aceda ao relatório completo: Tourism and Rural Development: A Policy Perspective.