TravelBI
Home / Sustentabilidade / Transição para uma Economia Verde do Setor de Viagens e Turismo

Publicação

março 14, 2022
Pedro Pereira
Organização Mundial do Turismo

Transição para uma Economia Verde do Setor de Viagens e Turismo

sustentabilidade boas práticas

Os ministros do G20 acolheram as recomendações da UNWTO para a "transformação verde" do turismo. A OMT atuou como porta-voz global do setor das viagens e turismo, quando os ministros do Turismo dos países do G20 se reuniram para projetar o caminho a seguir para uma recuperação inclusiva, resiliente e sustentável do setor.

Ao assumir a presidência do G20, a Itália recorreu aos dados da UNWTO para destacar o impacto que a pandemia teve sobre o número de turistas em todo o mundo e como isso se traduziu na perda de empregos e rendimentos, bem como nos custos de oportunidades de desenvolvimento social.

O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, sublinhou a necessidade contínua de coordenação ao mais alto nível, a fim de se conseguirem avanços em "critérios comuns e harmonizados para a flexibilização das restrições de viagens e para aumentar o investimento em sistemas que aumentem a segurança nas viagens". Num momento em que a crise pandémica está longe do fim, o Secretário-Geral da UNWTO saudou as Diretrizes de Roma do G20 para o Futuro do Turismo e pediu que elas "sejam mantidas e, quando possível, sejam ampliados os planos para apoiar a sobrevivência de empregos e empresas em o setor do turismo".

Os ministros do turismo lembraram que a crise atual representa uma oportunidade para repensar e reiniciar o setor, enfatizando a sua necessária orientação rumo a uma maior sustentabilidade. Nesse âmbito foram apontadas algumas prioridades, incluindo: mobilidade segura, apoio para empregos e negócios turísticos, construção de resiliência para fazer face a crises futuras e avanço da transformação ambiental do setor.

Além de garantir a retoma segura das viagens internacionais e o apoio a empregos e empresas, os ministros do turismo do G20 comprometeram-se, também a tomar medidas para impulsionar a transformação digital do setor.

As novas recomendações da UNWTO para a "Transição para uma Economia Verde do Setor de Viagens e Turismo", desenvolvidas em colaboração com o Grupo de Trabalho sobre Turismo do G20, foram vistas como um recurso chave para o avanço da arena política da "transformação verde" das principais economias do mundo. As recomendações apresentam as principais linhas de ação e dão a conhecer as iniciativas de vanguarda das empresas e destinos turísticos que apontam para uma maior sustentabilidade, ao mesmo tempo que delineiam os passos que podem ajudar o turismo a recuperar de forma segura e responsável da pior crise da sua história.

Aceda ao relatório completo: UNWTO