Publicação
Tendência: viajar em harmonia com a natureza
O WTTC – World Travel & Tourism Council, em colaboração com a Convenção para a Diversidade Biológica das Nações Unidas, acaba de publicar o seu mais recente relatório dedicado à proteção da natureza e da biodiversidade e à forma como o setor turístico deve interagir com estas temáticas.
Este documento visa ajudar as partes interessadas do setor de Viagens e Turismo a entender e agir sobre a necessidade urgente de proteger a biodiversidade e a natureza. Destina-se a todas as empresas que pretendam compreender e gerir estrategicamente o seu impacto na biodiversidade. A sobrevivência do setor depende da natureza e da biodiversidade, e pode ser um catalisador de mudanças que ultrapassem o do próprio setor. Uma abordagem de tipo “Nature Positive” é vital para as pessoas e para o planeta e pode ser a pedra angular de uma estratégia de negócios sólida e de crescimento sustentável para o setor.
Ligações entre turismo e natureza:
- Mais de 80% do valor dos bens e serviços de Viagens e Turismo é altamente dependente da natureza – desde a procura por matérias-primas, até a popularidade do turismo baseado na natureza;
- A natureza desempenha um papel essencial na mitigação e adaptação às alterações climáticas, em que os habitats com maior biodiversidade, normalmente, a armazenarem mais carbono e a serem mais resilientes às alterações climáticas;
- Uma pesquisa da Economist Intelligence Unit descobriu que mais de 90% das pessoas, em todo o mundo, estão preocupadas com a perda de espécies animais e vegetais;
- É muito provável que as empresas de todo o mundo venham a ser obrigadas, a médio prazo, a avaliar e divulgar o impacto e as dependências relativamente à biodiversidade e a relatar as ações desenvolvidas para evitar ou minimizar práticas prejudiciais e proteger a biodiversidade e restaurar a natureza;
- As empresas turísticas apoiam uma agenda “Nature Positive”, mas ainda persiste uma compreensão limitada dos conceitos fundamentais e sobre as ações necessárias para implementar um compromisso “Nature Positive”;
- As empresas do setor deverão adotar uma abordagem “Nature Positive” como parte integrante dos seus negócios, trabalhando com parceiros e fornecedores que impeçam qualquer tipo de exploração ou degradação do mundo natural, ao mesmo tempo que realizam e permitem ações adicionais para restaurar os valores naturais.
Estudo completo: Nature Positive Travel & Tourism