TravelBI
Home / Sustentabilidade / Relatório de Sustentabilidade Booking.com - 2025

Publicação

abril 24, 2025
Pedro Pereira
booking.com

Relatório de Sustentabilidade Booking.com - 2025

sustentabilidade

A Booking.com publicou recentemente o seu relatório de sustentabilidade referente a 2025. Neste relatório a empresa incide a atenção sobre perceção e o sentimento dos viajantes relativamente à sustentabilidade das viagens, designadamente sobre o impacto do turismo nas comunidades locais.

Os resultados foram obtidos com base num painel de mais de 230.000 viajantes em 35 países, de forma a fornecer um amplo leque de pontos de vista, as perceções, os hábitos e potenciais barreiras no que respeita a viagens mais sustentáveis.

Este relatório adota uma perspetiva centrada na comunidade. Ao perguntar aos inquiridos, não só como viajam, mas também como experienciam os visitantes que chegam aos locais onde vivem habitualmente. Esta abordagem lança pistas sobre os benefícios e desafios do turismo a partir da dupla perspetiva de viajantes e residentes locais. O relatório revela que, embora mais de metade (57%) sinta que o turismo tem um impacto positivo global no local onde vive, são necessários ajustes para que os destinos possam crescer a um ritmo saudável e continuar a ser desfrutados por todos.

Um pouco menos de metade (48%) dos viajantes a acreditar que existe uma quantidade certa de turismo nos locais onde vivem, destacando, enquanto residentes, alguns dos desafios comuns que enfrentam relacionados com o turismo, incluindo: congestionamento de tráfego (38%), lixo (35%), sobrelotação (30%) e aumento do custo de vida (29%).

 

Apesar destas preocupações, apenas um pequeno número (16%) de viajantes pensa que a solução para aqueles problemas passa por limitar o número de turistas no seu território residencial. Em vez disso, enfatizam a necessidade de investimento nas suas comunidades, com melhorias nos sistemas de transporte (38%), na gestão de resíduos (37%) e na conservação ambiental (32%) que são identificados como as principais áreas que gostariam de ver melhoradas.

Quando se trata de analisar o comportamento dos visitantes dos locais onde residem, mais de metade dos inquiridos partilha um sentimento positivo, dizendo que os turistas que veem nas suas áreas de residência com frequência ou sempre respeitam os costumes e tradições locais (53%) com frequência, além de apoiarem os negócios locais (54%). Embora este nível de resposta ainda mostre espaço para melhorias, estabelece-se uma relação direta com as suas próprias intenções de viagem, com 73% a querer que o dinheiro gasto regresse à comunidade local e 77% a procurar experiências autênticas representativas da cultura local.

A principal conclusão do inquérito deste ano é a de que os comportamentos relacionados com as comunidades e o impacto económico caminham agora lado a lado com escolhas ambientais, com os viajantes a considerarem conscientemente formas de minimizar o impacto dos destinos que visitam, quer através de aconselhamento sobre viagens noutras alturas do ano (39%) ou visitando destinos alternativos, de modo a evitar a sobrelotação dos locais de destino (36%).

Aceda ao relatório completo: Relatório de Sustentabilidade Booking.com - 2025