Publicação
Relatório de Sustentabilidade Booking.com – 2024
A Booking.com publicou o seu relatório de sustentabilidade referente a 2024, que incide na perceção e no sentimento dos viajantes em relação à sustentabilidade das viagens. Os resultados foram obtidos com base num painel de mais de 31.000 viajantes em 34 países, de forma a fornecer um amplo leque de pontos de vista, as perceções, os hábitos e as potenciais barreiras no que respeita a viagens mais sustentáveis.
Poder-se-ia pensar que estaríamos perante um cenário positivo, considerando que 83% dos inquiridos afirmaram que a sustentabilidade das viagens é um tema importante, contudo, uma análise mais detalhada mostra que um sentimento de cansaço pode estar a emergir a nível mundial, alimentado pelos desafios contínuos que os viajantes enfrentam para fazer escolhas de viagens mais sustentáveis. Tendo isto em conta, a oportunidade de ação coletiva é mais premente do que nunca, a fim de garantir que o progresso em direção a uma indústria de viagens mais sustentável se mantenha no topo das prioridades.
Na verdade, quase 30% dos inquiridos afirmam que viajar de forma mais sustentável é importante, mas não é a sua primeira preocupação na fase de planeamento das suas viagens e outros tantos confessam que estão cansados de ouvir falar sobre as alterações climáticas em todas as circunstâncias (figura 1).
Figura 1 – Respostas dos inquiridos sobre a sustentabilidade das viagens
Extraído de Booking.com
Cerca de 3 em cada 4 viajantes inquiridos manifestaram a sua vontade de poderem viajar de forma mais sustentável no período dos próximos 12 meses, sendo que a maioria enumera a redução do consumo de energia e utilização de meios de transporte mais sustentáveis, como os campos em que se propõem fazer mudanças. Menos de metade dos inquiridos afirmam sentir-se culpados por fazerem viagens pouco sustentáveis.
Figura 2 – Intenções quanto a viajar de forma sustentável
Extraído de Booking.com
Verifica-se uma evolução positiva no que respeita ao turismo regenerativo, ou seja, à preocupação dos viajantes em deixarem os destinos melhor do que o estado em que o encontraram, ou de uma forma mais realista contribuir ativamente para a recuperação ambiental e melhoria social nos destinos. Neste aspeto em particular, verificou-se uma evolução positiva nas respostas entre 2023 e 2024.
Figura 3 – Intenções quanto a impactar positivamente no destino
Extraído de Booking.com
No entanto, o interesse pelas certificações, bem como pelas razões que estão na sua implementação, está a diminuir. Este ano, pouco mais de metade (52%) dos viajantes está interessada em saber mais sobre porque é que o alojamento recebeu um selo de reconhecimento pela sustentabilidade do seu desempenho, quando no ano anterior tinham sido 69% a manifestarem-se interessados neste mesmo assunto. Este resultado pode dar indicações sobre a necessidade de uma comunicação simples e clara que que permita uma tomada de decisão fácil, independentemente das prioridades.
Figura 4 – Intenções sobre saber mais sobre certificações de sustentabilidade
Extraído de Booking.com