Publicação
Rede de Observatórios de Turismo Sustentável da OMT
A International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO), pertencente à OMT tem como objetivo fornecer aos decisores políticos e gestores na área do turismo, dados que permitam analisar informação relacionada com os impactos do turismo, sobre os aspetos ambientais, sociais e económicos nos destinos.
Com o objetivo de apoiar as políticas de turismo sustentáveis, o INSTO pretende:
- Desenvolver e fornecer referências metodológicas para a sustentabilidade no turismo;
- Criar entre os vários stakeholders na área do turismo, consciencialização e capacidade de suporte na área da sustentabilidade;
- Estimular a participação da comunidade;
- Analisar e apresentar regularmente relatórios sobre as tendências politicas e os impactos no turismo;
- Identificar e divulgar boas práticas;
- Facilitar a comparação e troca de informação relacionada com a sustentabilidade no turismo;
- Fortalecer a capacidade institucional para a gestão de informação e acompanhamento dos processos de decisão nas políticas públicas;
- Facilitar a implementação de uma rede de observatórios, através da aplicação sistemática de técnicas de gestão e de monitorização;
Desde 2004, um total de 24 observatórios juntaram-se à rede da OMT "INSTO Network": nove na China, um na Grécia, um no México, um no Brasil, cinco na Indonésia, um na Croácia, dois nos EUA, um na Nova Zelândia, um na Itália, um no Panamá e um em Portugal.
Com o intuito de posicionar Portugal como um destino líder nas matérias de sustentabilidade, Portugal tem como objetivo a criação de uma rede de observatórios regionais de sustentabilidade integrados na INSTO.
O reconhecimento da OMT do primeiro observatório de turismo sustentável em Portugal, foi efetuada em janeiro de 2018, com a adesão do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo (ASTO). Neste momento Portugal encontra-se a trabalhar para desenvolver outras parcerias.
Ainda com o objetivo de partilhar experiências, a OMT realiza anualmente reuniões com todos os membros da INSTO. Este ano a reunião realizou-se nos dias 21 e 22 de outubro, em Madrid, e o ASTO participou pela primeira vez na reunião anual apresentando a sua experiência.
Conheça o ASTO.
Ainda de acordo com as prioridades da OMT de promover a inovação tecnológica para fomentar o turismo sustentável, foram desenvolvidos três workshops sobre o potencial da georreferenciação e sobre a utilização de ferramentas de BI e construção de dashboards, com o objetivo de mostrar como a inteligência artificial pode ajudar os destinos a ter uma comunicação mais transparente, em tempo real que pode contribuir para uma tomada de decisão mais oportuna.
Portugal co-liderou um dos workshops em conjunto com a Argentina e a SEGITTUR e apresentou a experiência do Turismo de Portugal na implementação de um “Data Analytics for Tourism Management”.
Aceda à apresentação de Portugal.