TravelBI
Home / Sustentabilidade / Porquê reduzir a pegada de carbono do turismo?

Publicação

outubro 20, 2022
Pedro Pereira
Turismo de Portugal

Porquê reduzir a pegada de carbono do turismo?

sustentabilidade

Perto de 8% das emissões globais de carbono são da responsabilidade do turismo e podem ser sistematizadas em cinco categorias: transporte; alojamento; construção; alimentação; compras. Segundo a Sustainable Travel International, a maior parte dessa pegada é emitida por visitantes de países desenvolvidos, com fortes rendimentos, sendo que à medida que cresce o número de pessoas que podem viajar, aumenta também a pegada ambiental do turismo.

Figura 1 – Pegada de carbono do turismo

Pegada de carbono do turismo

Transporte

A deslocação de pessoas dos seus locais de residência para os respetivos destinos é a componente mais básica da atividade turística. Aviões, automóveis, comboios, navios e até balões de ar quente permitem-nos explorar destinos em todo o mundo. No entanto, a utilização de qualquer destes meios de transporte acarreta uma forte pegada de carbono.

Atualmente, o transporte é a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa do turismo, sendo responsável por metade de todas as emissões relacionadas com a atividade turística. Em média, aviões e automóveis geram mais CO2 por passageiro e por quilómetro, seguidos de longe por autocarros de turismo e comboios. Na última década, o número de viajantes internacionais aumentou exponencialmente, à medida que as viagens aéreas se tornaram mais acessíveis. Entre 2005 e 2016, as emissões de carbono devidas ao transporte para fins turísticos aumentaram mais de 60%.

Figura 2 – A pegada de carbono dos diferentes meios de transporte
(medida em gramas de dióxido de carbono, por passageiro e por quilómetro)

A pegada de carbono dos diferentes meios de transporteFonte: UK Departament for Business, Energy & Industrial Strategy

 

Alojamento

Da mesma forma que nas nossas casas geramos constantemente emissões de carbono, através do uso de energia, o mesmo acontece quando utilizamos hotéis, casas de família ou unidades de alojamento local durante as férias. Muitas unidades de alojamento fornecem aquecimento e/ou ar condicionado. Esses sistemas de uso intensivo de energia são geradores de CO2, assim como os sistemas de aquecimento de água usados para aquecer chuveiros, piscinas e spas. O mesmo acontece com a eletricidade usada para alimentar luzes, televisores, frigoríficos, máquinas de lavar e outros equipamentos. A questão agrava-se com a utilização de sistemas ou aparelhos obsoletos ou ineficientes.

Figura 3 – Distribuição das principais fontes de emissões de carbono nos meios de alojamento

Principais fontes de emissão de carbono nos meios de alojamentoFonte: Transworld

 

As emissões produzidas pelos meios de alojamento tendem a ser mais altas em resorts e hotéis que oferecem serviços modernos e mais luxuosos, enquanto alojamentos mais modestos, como alojamento local e hostels, têm emissões mais baixas, na maior parte dos casos.

Figura 4 – Inventariação das emissões de gases de efeito de estufa de unidades de alojamento

Fonte: Luansak Supansa; The estimation of GHG emissions for hotels; 2015

 

Construção

A construção de um novo edifício para fins turísticos é um processo que consome muita energia dado que implica entre outras coisas, fabricar os materiais, transportar esses materiais para o local e a própria construção do edifício geram emissões de carbono. Acrescente-se ainda que não são apenas os edifícios que deixam uma pegada. O desenvolvimento de estradas, aeroportos e outras infraestruturas para o turismo também contribui para as alterações climáticas. Assim, a construção de infraestruturas turísticas como resorts, aeroportos e outras instalações podem produzir grandes quantidades de carbono, antes mesmo de começarem a receber turistas.

Figura 5 – Construção de infraestrutura hoteleira

Mas para além das emissões produzidas na sua própria edificação, a construção de infraestruturas turísticas tem frequentemente implicações adicionais através de alterações provocadas em áreas naturais. Ecossistemas, como as florestas, atuam como agentes de captação de carbono da atmosfera, absorvendo e armazenando emissões. Quando essa vegetação rica em carbono é removida, o CO2 é libertado de volta para a atmosfera. Neste particular, as florestas de mangue, ou mangais, que crescem ao longo do litoral em muitos destinos tropicais, têm uma enorme capacidade de armazenar carbono.

Figura 6 – Distribuição relativa das emissões de carbono das unidades hoteleiras durante as diferentes fases do seu ciclo de vida

Fonte: Beatriz Rosselló; Andreu Moià; Antoni Cladera; Víctor Martínez; Energy use, CO2 emissions and waste throughout the life cycle of a sample of hotels in the Balearic Islands, 2010

 

Alimentação

A produção de alimentos é responsável por cerca de um quarto das emissões mundiais de gases de efeito estufa. Levar alimentos “do prado ao prato” implica cultivar, processar, transportar, embalar, refrigerar e cozinhar. Todos esses processos requerem energia e contribuem para a pegada de carbono de uma refeição. As viagens, geralmente, tendem a multiplicar essa pegada. De modo a corresponder aos gostos dos seus visitantes, muitos hotéis e restaurantes importam grande parte dos bens alimentares de outras origens. Os destinos insulares longínquos são especialmente dependentes das importações. Estima-se que em alguns desses destinos insulares importem cerca de 80% dos alimentos aí consumidos pela indústria do turismo. Quanto mais longínqua for a origem dos alimentos, mais emissões são geradas. A esta questão acrescenta-se um habitual desperdício de alimentos, com refeições não consumidas, o que faz com as emissões geradas para a produção dos bens alimentares desperdiçados, tenham sido em vão.

Figura 7 – Nível de desperdício alimentar na hotelaria do Reino Unido

Compras

As compras dos turistas não se limitam a pequenas lembranças sem qualquer utilidade. Desde os mercados de rua, às boutiques sofisticadas, e lojas de marcas reputadas, fazer compras, é por si só, toda uma experiência e muitas vezes, mesmo o principal motivo da realização de uma viagem. Seja qual for o tipo de produto, a pegada de carbono de um item deve ser calculada tendo em mente a sua produção, fabrico e envio. Poderá haver alguma sensação especial em comprar um item que foi feito localmente no destino visitado, mas frequentemente, pequenas lembranças e outros produtos são produzidos fora desses lugares. Um item pode ter viajado entre vários países e continentes antes de chegar ao seu destino final. Os hábitos de compra dos viajantes são muitas vezes diferentes dos locais, o que pode aumentar as emissões de produção.

Figura 8 – Loja de lembranças

Loja de lembrançasFonte: Flickr.com

 

Gerindo o turismo do futuro com menos carbono

São crescentes as preocupações da sociedade com o impacto que as nossas ações têm sobre o planeta e com a capacidade deste em sustentar o desenvolvimento contínuo das sociedades atuais. Há uma crescente consciencialização dentro da indústria do turismo, bem como entre os turistas, sobre os efeitos perniciosos da pegada de carbono do turismo. O turismo é uma das indústrias que mais tem crescido no mundo, pelo que, a sua rápida expansão global tem um custo ambiental associado.

Do lado do consumidor de serviços turísticos existe um crescendo de preocupação, sendo cada vez maior o número de turistas que exigem informações sobre a pegada de carbono das ofertas turísticas. Do lado da indústria também vem crescendo a atenção dada a esta temática. Cada vez mais empresas se apercebem que precisam reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa e calcular a pegada de carbono de todos os seus produtos e serviços de forma confiável.

Nos últimos anos têm-se multiplicado as aplicações de tecnologia capazes de mitigar muitos dos impactos negativos que a atividade tem sobre os recursos ambientais. A utilização de novas tecnologias, como sistemas de aquecimento de água que funcionem à base de energia solar, sistemas de controle de temperatura e aparelhos de economia de energia permitem que a indústria reduza a sua pegada de carbono. No entanto, essas inovações não são suficientes para compensar as emissões criadas por um número crescente de viajantes. As projeções indicam que as emissões do turismo podem aumentar 44% em relação a 2013 e vir a representar cerca de 13% das atuais emissões globais de gases de efeito estufa. Para as emissões que ainda não são evitáveis, a compensação de carbono (carbon offsetting) deve ser usada para complementar as práticas de sustentabilidade e reduzir a pegada de carbono do turismo.

Mas existe uma forma de encarar a atividade turística capaz de garantir melhores resultados e sobretudo capaz de envolver todos os interessados de forma mais acutilante, o “low carbon tourism”, ou turismo de baixo carbono. Significa uma nova forma de viajar, de forma a garantir um maior valor e experiência de viagem para os turistas e mais benefícios sociais, económicos e ambientais para a sociedade, designadamente nos locais de destino, reduzindo as emissões de carbono diretamente associadas às atividades dos turistas. É necessário aumentar a promoção do turismo de baixo carbono e estabelecer um mecanismo de cooperação multissetorial. Governos, autoridades regionais e locais e empresas turísticas deverão participar ativamente da divulgação de formas de turismo de baixo carbono junto dos consumidores.

Figura 9 – Cartaz Low Carbon Tourism

Extraído de: www.mountainwhispers.com.au

Conclusão

No âmbito da política europeia para o ambiente e das metas já definidas pela Comissão Europeia, Portugal está fortemente comprometido no caminho para a descarbonização da sua sociedade, designadamente através da implementação e cumprimento do estabelecido na estratégia nacional que dá forma ao Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

No setor do Turismo, cabe ao Turismo de Portugal, enquanto autoridade nacional para o setor, congregar esforços e vontades e liderar o caminho que todos os parceiros do setor terão que fazer para que o turismo em Portugal continue a beneficiar de uma perceção francamente positiva da população residente, enquanto fator de progresso e desenvolvimento económico, e simultaneamente continuar a projetar Portugal como um destino de turismo sustentável junto dos maiores mercados internacionais.

Nesta matéria, tem sido muito claro o papel liderante do Turismo de Portugal, devidamente explicitado em todos os seus documentos estratégicos, designadamente a Estratégia Turismo 2027, e o recente Plano Reativar o Turismo – Contruir o Futuro (PRT), que pretende acelerar a construção do Turismo do futuro, tendo como objetivo um Turismo mais inteligente, mais responsável e mais sustentável. Fazem parte do Plano Reativar Turismo, o “Plano Turismo + Sustentável 20-23” e o Programa “Empresas Turismo 360”. Este último tem como objetivo desafiar as empresas turísticas a reequacionarem estratégias e operações para o potencial dos ODS, através da incorporação de práticas ESG. Nessa medida e, segundo o seu Presidente, Luís Araújo, “o Turismo de Portugal, em conformidade com a estratégia europeia de finanças sustentáveis, está a estudar um conjunto de soluções de financiamento que pretendem estimular o investimento na transição para uma economia verde e de baixo carbono e acelerar o alcance das metas de sustentabilidade definidas para o setor”.

Saiba mais: