TravelBI
Home / Sustentabilidade / Observatórios Regionais de Sustentabilidade
Última atualização: maio 2024

OBSERVATÓRIOS REGIONAIS DE SUSTENTABILIDADE

Observatórios Regionais de Sustentabilidade

A Estratégia Turismo 2027 define que o destino Portugal se deve posicionar como um dos mais competitivos e sustentáveis do Mundo.

Neste quadro, a sustentabilidade dos destinos turísticos é uma prioridade absoluta da política de turismo em Portugal.

A criação de observatórios de sustentabilidade nas diversas regiões, que permitam um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos é um dos objetivos estratégicos do Turismo de Portugal, pretendendo contribuir para afirmar Portugal como líder internacional em matéria de sustentabilidade.

Neste sentido e dando prossecução aos objetivos definidos, em janeiro de 2018, foi reconhecido dentro da rede internacional da OMT (INSTO), o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO) e em janeiro de 2020, por ocasião da FITUR, foram reconhecidos mais dois observatórios, o Observatório de Turismo dos Açores e o Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO).

Com a adesão e reconhecimento destes observatórios na rede de Observatórios da OMT, Portugal contabiliza três observatórios na rede, que já integra projetos de Espanha, Croácia, Grécia e Itália a nível europeu.

Desde 2004, mais de 40 observatórios aderiram à rede internacional de observatórios da OMT (INSTO), em países como Portugal, Espanha, Itália, EUA, Grécia, Croácia, Brasil, China, México, Indonésia, Panamá, Guatemala, Argentina, Austrália e Canadá.

Mais informação em UNWTO.org

Observatório do Turismo dos Açores (OTA)

 

Foto: @lceusebio

O OTA tem como missão promover a análise, divulgação e o acompanhamento da evolução da atividade turística, de forma independente e responsável, garantindo a idoneidade da sua produção técnico-científica, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um turismo sustentável na Região Autónoma dos Açores e integrado nas estratégias globais de desenvolvimento regional.

O Observatório do Turismo dos Açores é uma associação privada, sem fins lucrativos, cujos sócios fundadores são a Região Autónoma dos Açores, a Associação de Turismo dos Açores e a Universidade dos Açores. O Observatório funciona sob a tutela da Secretaria do Ambiente, Energia e Turismo do Governo Regional dos Açores.

Data da Constituição: 26 de outubro de 2006

Data adesão INSTO: janeiro de 2020

Website: https://otacores.com

Contatos:

Solmar Avenida Center
Av. Infante D. Henrique, nº71 - Esc. 101
9504-529 Ponta Delgada
Tel: 296 287 237/8
Email: geral@otacores.com

Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO)

 

Foto: @_unmaykr

O Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo está sediado na Universidade de Évora, e visa monitorizar a evolução do desenvolvimento sustentável do turismo no Alentejo, assumindo a produção de informação como capital fundamental para a capacitação dos agentes turísticos do destino e para o desenvolvimento do sistema de Investigação & Desenvolvimento da região onde se insere.

Data da Constituição: 1 de junho de 2017

Data adesão INSTO: janeiro de 2018

Equipa do Observatório: O Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo resulta de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, com o apoio do Turismo de Portugal e o envolvimento do Instituto Politécnico de Portalegre e do Instituto Politécnico de Santarém. 

Website: https://www.asto.pt

Contatos:

Universidade de Évora
Largo dos Colegiais, 2
Gabinete 223
7004-516 Évora
E-mail: asto@uevora.pt

Observatório de Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO)

 

Foto: @_nnaro_

O Observatório de Turismo Sustentável do Algarve tem como missão a melhoria dos processos orientados para a adoção de práticas sustentáveis, no quadro da atividade turística algarvia, nomeadamente, os processos de tomada de decisão conducentes à criação de um destino turístico mais saudável, mais verde, mais resiliente e regenerado, oferecendo uma melhor qualidade de vida, melhores meios de mobilidade, mais segurança e até melhores parâmetros ambientais.

Data da Constituição: 14 de março de 2019

Data adesão INSTO: janeiro de 2020

Equipa do Observatório: O Observatório do Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO) é fruto de uma parceria entre a Região de Turismo do Algarve (RTA-Algarve), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), a Universidade do Algarve (UAlg) e o Turismo de Portugal (TdP).

Website: https://monitur.ualg.pt/ 

Contatos:

Universidade do Algarve
Campus de Gambelas
8005-139 Faro

Observatório de Turismo Sustentável do Centro (OTSCP)

 

 

 

 

O Observatório de Turismo Sustentável do Centro tem como missão monitorizar a atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor, e cumpre uma importante função no apoio às tomadas de decisão de todos os empresários e decisores públicos do Centro de Portugal. Este observatório concretiza um dos objetivos definidos no Plano de Ação Turismo 2020 para a região Centro, que se consubstancia no desenvolvimento de um Observatório do Turismo, orientado pelas diretrizes do European Tourism Indicator System for Sustainable Destinations.

Data da Constituição: 18 de maio de 2022 

Data adesão INSTO: novembro de 2023

Equipa do Observatório: O Observatório do Turismo Sustentável do Centro (OTSCP) é fruto de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Entidade Regional de Turismo do Centro e o Turismo de Portugal (TdP).

Website: https://smat.observatorio-tcp.pt/

Contatos:

Rua João Mendonça, n.º8
3800-200 – Aveiro
E-mail: observatorio@turismodocentro.pt

 

Observatório de Turismo Sustentável da Região Norte 

 

Foto: @brunovicart

O Observatório de Turismo Sustentável da Região do Porto e Norte de Portugal tem por missão monitorizar a oferta e a procura deste destino e desenvolvê-lo enquanto Destino de Turismo Sustentável, potenciando o papel que o Turismo pode ter no desenvolvimento deste território e na diminuição das assimetrias regionais.

Data da Constituição: 25 de maio de 2022

Equipa do Observatório: O Observatório do Porto e Norte de Portugal é fruto de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Turismo de Portugal (TdP) e o CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.

 

Observatório de Turismo Sustentável da Região de Lisboa

 

O Observatório de Turismo Sustentável de Lisboa tem por missão monitorizar a oferta e a procura da região de forma sustentada e potenciar o papel que o Turismo pode ter no desenvolvimento deste território definido no seu plano estratégico. 

Data da Constituição: 5 de dezembro de 2023

Equipa do Observatório: a Associação Turismo de Lisboa tem a competência de dinamizar o observatório, no plano regional; e trabalhará em parceria com a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e o Turismo de Portugal. 

Website: Observatório | Turismo de Lisboa

Contactos: Turismo de Lisboa Visitors & Convention Bureau
Rua do Arsenal, 21
1100-038Lisboa
T: +351 210 312 700
F: +351 210 312 899
atl@visitlisboa.com 
www.visitlisboa.com 

Observatório de Turismo na Região Autónoma da Madeira 

 
 

O  Observatório de Turismo na Região Autónoma da Madeira tem por competência a dinamização do Local Working Group que irá envolver o trade regional, as administrações públicas e todas as entidades e organizações relevantes para o desenvolvimento do Turismo na Região. Além disso, irá assegurar que os princípios, objetivos e planos de ação do Observatório de Turismo da Universidade da Madeira estão ligados às necessidades da indústria turística e hoteleira da Região.

Data da Constituição: 2 de maio de 2024

Equipa do Observatório: Direção Regional do Turismo da Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira, Universidade da Madeira e Turismo de Portugal, IP.

Website: Observatório do Turismo da Universidade da Madeira 

Contatos:
Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros
9000-082 Funchal
observatorio.turismo@mail.uma.pt
T: +351 291 209 400