TravelBI
Home / Sustentabilidade / Observatórios Regionais de Sustentabilidade
Última atualização: junho 2022

OBSERVATÓRIOS REGIONAIS DE SUSTENTABILIDADE

Observatórios Regionais de Sustentabilidade

A Estratégia Turismo 2027 define que o destino Portugal se deve posicionar como um dos mais competitivos e sustentáveis do Mundo.

Neste quadro, a sustentabilidade dos destinos turísticos é uma prioridade absoluta da política de turismo em Portugal.

A criação de observatórios de sustentabilidade nas diversas regiões, que permitam um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos é um dos objetivos estratégicos do Turismo de Portugal, pretendendo contribuir para afirmar Portugal como líder internacional em matéria de sustentabilidade.

Neste sentido e dando prossecução aos objetivos definidos, em janeiro de 2018, foi reconhecido dentro da rede internacional da OMT (INSTO), o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO) e em janeiro de 2020, por ocasião da FITUR, foram reconhecidos mais dois observatórios, o Observatório de Turismo dos Açores e o Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO).

Com a adesão e reconhecimento destes observatórios na rede de Observatórios da OMT, Portugal contabiliza três observatórios na rede, que já integra projetos de Espanha, Croácia, Grécia e Itália a nível europeu.

Desde 2004, um total de 31 observatórios aderiram à rede internacional de observatórios da OMT (INSTO): oito na China, um na Grécia, um no México, um no Brasil, cinco na Indonésia, um na Croácia, um nos EUA, um em Itália, um no Panamá, quatro na Espanha, um na Guatemala, um na Argentina, um na Austrália, um no Canadá e três em Portugal.

Mais informação em UNWTO.org

Observatório do Turismo dos Açores (OTA)

 

Foto: @lceusebio

O OTA tem como missão promover a análise, divulgação e o acompanhamento da evolução da atividade turística, de forma independente e responsável, garantindo a idoneidade da sua produção técnico-científica, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um turismo sustentável na Região Autónoma dos Açores e integrado nas estratégias globais de desenvolvimento regional.

O Observatório do Turismo dos Açores é uma associação privada, sem fins lucrativos, cujos sócios fundadores são a Região Autónoma dos Açores, a Associação de Turismo dos Açores e a Universidade dos Açores. O Observatório funciona sob a tutela da Secretaria do Ambiente, Energia e Turismo do Governo Regional dos Açores.

Data da Constituição: 26 de outubro de 2006

Data adesão INSTO: janeiro de 2020

Website: https://otacores.com

Contatos:

Solmar Avenida Center
Av. Infante D. Henrique, nº71 - Esc. 101
9504-529 Ponta Delgada
Tel: 296 287 237/8
Email: geral@otacores.com

Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO)

 

Foto: @_unmaykr

O Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo está sediado na Universidade de Évora, e visa monitorizar a evolução do desenvolvimento sustentável do turismo no Alentejo, assumindo a produção de informação como capital fundamental para a capacitação dos agentes turísticos do destino e para o desenvolvimento do sistema de Investigação & Desenvolvimento da região onde se insere.

Data da Constituição: 1 de junho de 2017

Data adesão INSTO: janeiro de 2018

Equipa do Observatório: O Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo resulta de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, com o apoio do Turismo de Portugal e o envolvimento do Instituto Politécnico de Portalegre e do Instituto Politécnico de Santarém. 

Website: https://www.asto.pt

Contatos:

Universidade de Évora
Largo dos Colegiais, 2
Gabinete 223
7004-516 Évora
E-mail: asto@uevora.pt

Observatório de Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO)

 

Foto: @_nnaro_

O Observatório de Turismo Sustentável do Algarve tem como missão a melhoria dos processos orientados para a adoção de práticas sustentáveis, no quadro da atividade turística algarvia, nomeadamente, os processos de tomada de decisão conducentes à criação de um destino turístico mais saudável, mais verde, mais resiliente e regenerado, oferecendo uma melhor qualidade de vida, melhores meios de mobilidade, mais segurança e até melhores parâmetros ambientais.

Data da Constituição: 14 de março de 2019

Data adesão INSTO: janeiro de 2020

Equipa do Observatório: O Observatório do Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO) é fruto de uma parceria entre a Região de Turismo do Algarve (RTA-Algarve), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), a Universidade do Algarve (UAlg) e o Turismo de Portugal (TdP).

Contatos:

Universidade do Algarve
Campus de Gambelas
8005-139 Faro

Observatório de Turismo Sustentável do Centro (OTSCP)

 

Foto: Paulo Magalhães

O Observatório de Turismo Sustentável do Centro tem como missão monitorizar a atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor, e cumpre uma importante função no apoio às tomadas de decisão de todos os empresários e decisores públicos do Centro de Portugal. Este observatório concretiza um dos objetivos definidos no Plano de Ação Turismo 2020 para a região Centro, que se consubstancia no desenvolvimento de um Observatório do Turismo, orientado pelas diretrizes do European Tourism Indicator System for Sustainable Destinations.

Data da Constituição: 18 de maio de 2022 

Equipa do Observatório: O Observatório do Turismo Sustentável do Centro (OTSCP) é fruto de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Entidade Regional de Turismo do Centro e o Turismo de Portugal (TdP).

Website: https://smat.observatorio-tcp.pt/

Contatos:

Rua João Mendonça, n.º8
3800-200 – Aveiro
E-mail: observatorio@turismodocentro.pt

 

Observatório de Turismo Sustentável da Região do Porto e Norte de Portugal

 

Foto: @brunovicart

O Observatório de Turismo Sustentável da Região do Porto e Norte de Portugal tem por missão monitorizar a oferta e a procura deste destino e desenvolvê-lo enquanto Destino de Turismo Sustentável, potenciando o papel que o Turismo pode ter no desenvolvimento deste território e na diminuição das assimetrias regionais.

Data da Constituição: 25 de maio de 2022

Equipa do Observatório: O Observatório do Porto e Norte de Portugal é fruto de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Turismo de Portugal (TdP) e o CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.