TravelBI
Home / Sustentabilidade / Manual de utilização de fundos comunitários para ações em prol da sustentabilidade do turismo

Publicação

setembro 10, 2022
Pedro Pereira

Manual de utilização de fundos comunitários para ações em prol da sustentabilidade do turismo

sustentabilidade

O Interreg acaba de publicar um novo manual dirigido a autoridades locais e regionais e entidades privadas sobre a utilização de fundos comunitários para a implementação e desenvolvimento de projetos e iniciativas que visem a sustentabilidade da atividade turística. 

O ano de 2022 é crucial para as atividades que promovem a transição para um turismo sustentável. Diferentes regimes e instrumentos de financiamento da União Europeia para o desenvolvimento regional e recuperação económica para o pós-pandemia já começam a estar disponíveis. Isso inclui financiamento para:

1/ tornar o setor resiliente e apto para o futuro em resposta à pandemia de COVID-19, via o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRF) da UE, e

2/ programas de desenvolvimento regional através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

No entanto, o acesso ao financiamento pode ser complexo e está ligado a determinadas condições. Este manual apresenta os principais aspetos a serem considerados para fazer o melhor uso do financiamento disponível para os próximos anos. Dirige-se tanto às autoridades públicas envolvidas na programação e implementação dos programas RRF e FEDER, bem como aos parceiros interessados e que fazendo parte do ecossistema turístico, querem investir no turismo sustentável.

Manual de utilização de fundos comunitários para a ações em prol da sustentabilidade do turismo

Este manual informa as autoridades públicas e os parceiros interessados do turismo no Mediterrâneo sobre as oportunidades de financiamento para projetos capazes de contribuir para o turismo sustentável, usando dois dos mais importantes instrumentos de financiamento, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRF) e o Fundo Regional Europeu Fundo de Desenvolvimento (FEDER). Ambos os instrumentos oferecem importantes oportunidades de financiamento para o turismo a nível local e regional. A orientação visa inspirar e aconselhar os leitores a prepararem-se melhor para poderem utilizar esses fundos a nível regional e local.

Alcançar a recuperação e regeneração do turismo e contribuir para um modelo sustentável de turismo, implica a colaboração de todas as partes interessadas, em particular as autoridades locais e regionais, associações regionais e locais de turismo e agências de desenvolvimento local e regional e de inovação. Este manual oferece uma base comum de informações básicas que podem facilitar debates locais e regionais.

Infografia dos cinco C's: content, calls, context, conditions & capacities

Este manual é resultado do trabalho da Comunidade de Turismo Sustentável Interreg MED. A comunidade é um projeto horizontal INTERREG MED.

Consulte o Relatório completo.