Publicação
Manual de gestão de destinos – Banco Mundial
O Banco Mundial publicou recentemente um novo manual disponibilizando ferramentas e recursos úteis para a gestão de projetos e destinos turísticos.
O Manual de Gestão de Destinos foi preparado pelo Grupo Banco Mundial com o objetivo de destacar os desafios e oportunidades que os gestores de destinos enfrentam em todas as fases do desenvolvimento da atividade turística. A sua execução teve como foco principal o de orientar organizações de gestão de destinos que não possuam uma ampla experiência na matéria. Apresenta um carácter prático, abrangendo a teoria da gestão de destinos, mas acima de tudo capacitando os profissionais para selecionar ferramentas e implementar abordagens que atendam às suas circunstâncias específicas.
Na maioria dos países coexistem destinos de diferentes tipos e tamanhos, incluindo regiões e cidades; áreas urbanas, rurais, costeiras, planícies, montanhas, vales e ilhas. Diferentes destinos podem estar em diferentes estágios de desenvolvimento do turismo. O manual foi elaborado para abranger diferentes níveis de maturidade, mas principalmente para orientar destinos menores e emergentes com restrições de recursos.
À medida que a atividade turística recupera da pandemia de Covid-19, é importante que os destinos sejam competitivos, proporcionando as melhores experiências possíveis a quem os visita e o melhor retorno possível para o próprio destino. O turismo bem gerido é uma exigência crescente pelas partes interessadas do destino, pelos interesses da comunidade e pelos visitantes.
Aceda ao relatório completo: Destination Management Handbook.